Pós-Graduação em História e Núcleo de Estudos Eslavos promovem Mostra de Cinema Ucraniano

Pós-Graduação em História e Núcleo de Estudos Eslavos promovem Mostra de Cinema Ucraniano

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e o Núcleo de Estudos Eslavos da Unicentro promovem na próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, uma Mostra de Cinema Ucraniano. A exibição será realizada no Auditório Denise Stoklos, no Câmpus de Irati, às 19h10.

O filme ‘’Invicto’’ (2000), dirigido pelo cineasta ucraniano Oles Yanchuk, se passa em 1950, após o fim da 2ª Guerra Mundial, quando a Ucrânia ainda lutava contra os abusos tanto dos nazistas quanto dos soviéticos, através da recém-desenhada cortina de ferro que separava a Europa Ocidental da Oriental. O general Roman Shukhevych se vê forçado, por circunstâncias brutais e pelo seu próprio senso de honra e dever, a ingressar em uma guerra clandestina liderando o Exército Insurreto Ucraniano (UPA, Ukrayins’ka Povstans’ka Armiya) na luta pela liberdade de sua nação.

Este filme é a primeira tentativa artística de destacar o fenômeno da existência da UPA no sistema político do Império Soviético, sendo um ato de reviver a memória histórica dos ucranianos étnicos e o trágico destino dos patriotas ucranianos, combatentes da UPA, que dedicaram suas vidas à preparação de um levante que nunca aconteceu.

O filme será exibido no dia 5 de outubro, às 19h10, no Auditório Denise Stoklos, do Câmpus de Irati da Unicentro. A inscrição para a mostra é gratuita e pode ser realizada através do site do evento, até as 19 horas do dia de exibição.

Deixe um comentário