Abertura da 2ª Primavera Musical é marcada por apresentação musical da Orquestra Filarmônica Lobo Guará Unicentro

Na noite da última segunda-feira (18), o Teatro Municipal Marina Karam Primak foi o palco da abertura da segunda edição da Primavera Musical, organizada pela Diretoria de Cultura da Unicentro. A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação da Orquestra Filarmônica Lobo Guará Unicentro que apresentou diferentes estilos de músicas nacionais e internacionais – sertanejo, MPB, reggae e pop, com o propósito de agradar a todos os públicos. O principal objetivo da Primavera Musical, como explica a diretora de cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira, é celebrar a chegada da estação. “A gente pensou que a primavera é um processo de renovação e de florescimento. Então a gente uniu isso à música, porque a música propicia também um olhar mais afetuoso para o nosso dia a dia. A gente uniu essa proposta da música a esta estação da renovação”, explica a professora.

Além de celebrar a chegada da nova estação, os eventos como a Primavera Musical também cumprem um dos papéis sociais da universidade que é estar sempre próximo à comunidade, conforme destaca o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Nós somos uma universidade pública, então nada mais sensato e justo do que estarmos junto a comunidade. E a nossa Diretoria de Cultura tem desenvolvido várias ações no sentido de estar próximo a comunidade. Hoje é mais uma bela apresentação da nossa Lobo Guará Unicentro que vai abrilhantar a noite da população de Guarapuava e esse é o papel da universidade pública: estar em sintonia com a comunidade, apresentar suas ações junto a comunidade, então nada mais justo do que esse momento”, destaca o reitor.

A Primavera Musical segue com programação até terça-feira (19), todas as apresentações têm entrada gratuita, é necessário somente retirar o ingresso na Diretoria de Cultura no Câmpus Santa Cruz, e toda a comunidade está convidada a participar. Quem acompanhou a noite de estreia, como Thiago Emerson Caldas, recomenda. “A apresentação da orquestra foi algo bem diferente para mim, porque eu estou acostumado com outros tipos de música. Fui convidado pelo próprio maestro para vir e achei bem legal, fiquei bem animado”, relata Thiago.

As apresentações desta terça (19) começam a partir das 19 horas, no auditório Francisco Contini, e contam com artistas locais. Maryna Chykhanova, Cesar Quadros, Leonardo Rocha, Mariel Sanchez, Luciano Klusczkowski, Lívia Gonçalves Bebici, Daniel Yanagawa Correa, Nilton Sauer Korobinski, Caio Bruno Geraldis Ribas, Flávia Cordeiro, Fagner Busmayer, Lucas Sequinel, Roberton Mattos, Thiago Juraski, Rian Rezende e o Grupo Por Acasos são os artistas que irão se apresentar na segunda noite da Primavera Musical.