Programa de Pós-Graduação em Educação realiza primeira banca de doutorado

No dia 15 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro realizou a sua primeira banca para a defesa de doutorado. A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores da Unicentro, no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava.

A primeira acadêmica a conquistar o título de doutora pelo programa foi Eliziane de Fátima Alvaristo, com a tese ” Tecnologia Assistiva 3M: Material Manipulável de Multiplicação para aprendizagem do conceito matemático ao estudante cego na Perspectiva Inclusiva”.

Com linha de pesquisa em “Educação, Cultura e Diversidade” e com orientação da professora Jamile Santinello, a tese teve como objetivo geral analisar as contribuições da Tecnologia Assistiva 3M: Material Manipulável de Multiplicação para a aprendizagem do conceito de matemática ao estudante cego na Perspectiva Inclusiva. Utilizou-se da pesquisa aplicada e abordagem qualitativa, fez-se uso da pesquisa-ação como estratégia. Contudo, ressalta-se a importância da dedicação dos orientandos e orientadores nos processos de construção do conhecimento, em especial na Educação.

A partir da pesquisa foi desenvolvida a “Tecnologia Assistiva 3M: Material Manipulável de Multiplicação (TA–3M)” para o ensino do conceito de multiplicação-tabuada ao estudante cego na Perspectiva Inclusiva. A patente foi depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).