Egresso da Unicentro recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023

Egresso da Unicentro recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023

Rafael Freire de Paula, de 31 anos, é natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, fez seu mestrado e doutorado em Geografia na Unicentro. No Prêmio Capes deste ano, Rafael conquistou uma menção honrosa por sua tese de doutorado, intitulada “Processos de formação e reprodução dos territórios conservadores de poder no Brasil”, orientada pela professora Márcia da Silva.

Sua pesquisa se concentrou na análise de territórios conservadores e grupos de poder político no Brasil, expandindo o escopo de estudos realizados durante seu mestrado. Durante essa etapa, Rafael investigou grupos de poder político em sua cidade natal e identificou resultados semelhantes com a pesquisa de sua orientadora em Guarapuava, realizada no início dos anos 2000. Essa observação levou a pergunta central de sua tese de doutorado: “Esses territórios conservadores estão restritos aos recortes que pesquisamos ou são um fenômeno político-geográfico no Brasil?”.

Rafael Freire de Paula, ao centro, junto de sua orientadora Márcia da Silva (Foto: acervo pessoal).

Rafael conta que sua reação foi indescritível. “Alguns professores da banca haviam elogiado a tese e apontaram que a pesquisa tinha diferenciais importantes e que deveria ser enviada como tese do PPGG (Programa de Pós-Graduação em Geografia) para a Capes e Enanpege (Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia), algo que se confirmou nos meses seguintes e do qual me orgulho imensamente. Nunca duvidei da qualidade do trabalho, mas não imaginei que ficaria tão bem colocado na Capes devido ao fato de concorrer com todos os programas de pós-graduação em Geografia do Brasil’’, declara Rafael.

Orientadora da tese, a professora do Departamento de Geografia da Unicentro, Márcia da Silva, destaca que esse reconhecimento é importante não só para incentivar o pesquisador mas também para a universidade. “Muitos me mandaram mensagem quando o resultado foi divulgado, muito felizes por um projeto do interior do país ser tão bem recebido, sem dúvidas a Unicentro é vista’’, celebrou a docente.

Rafael finaliza dizendo que é uma grande responsabilidade levar o nome do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (Gepes), coordenado pelas professoras Márcia da Silva e Karla Brumes, e da Unicentro como atores importantes na construção da ciência geográfica no Brasil.

Deixe um comentário