Inscrições para eleição do Conselho Estadual da Mulher são prorrogadas

Inscrições para eleição do Conselho Estadual da Mulher são prorrogadas

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR) prorrogou o prazo para as inscrições no processo eleitoral que selecionará representantes da sociedade civil para o biênio 2023-2025. Agora, as organizações interessadas podem se inscrever até 15 de setembro. A eleição para o CEDM/PR está agendada para 6 de outubro.

Segundo Mariana Néris, diretora da Mulher da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi), os critérios para a candidatura das entidades precisam estar alinhados com os princípios da Política Nacional e Estadual para as Mulheres e possuir mais de dois anos de experiência em mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos das mulheres. “Além disso, essa atuação deve estar consolidada em, pelo menos, dois municípios do Paraná”, afirma.

No total, são 13 vagas disponíveis no conselho. Dez delas serão destinadas a entidades focadas na promoção, proteção e defesa dos direitos femininos. Isso abrange categorias como mulheres rurais, negras, de comunidades tradicionais, da comunidade LBTQIAP+ e da comunidade acadêmica com pesquisas em gênero. As três vagas restantes são reservadas para entidades que defendem os direitos das mulheres trabalhadoras, especialmente aquelas vinculadas a sindicatos e associações profissionais.

As entidades interessadas em participar ou obter mais informações sobre o processo eleitoral podem consultar os editais ou entrar em contato diretamente através do e-mail cedm@semipi.pr.gov.br. Para fazer a inscrição, os documentos descritos no edital devem ser enviados, também, para este e-mail.

Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, a eleição é uma oportunidade valiosa para as organizações que atuam em prol dos direitos das mulheres no Paraná, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero e o avanço das causas femininas no estado. “A participação ativa e engajada da sociedade civil é fundamental para a construção de políticas públicas que beneficiem todas as mulheres paranaenses”, afirma.

Com informações da Seti.

Deixe um comentário