Acadêmicos e docentes participam de 13ª edição da Semana de Nutrição

O Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, de 30 de agosto a 1° de setembro, a 13ª Semana de Nutrição. O evento educativo visa aprimorar o conhecimento e incentivar os acadêmicos nas mais diversas áreas da nutrição.

“O objetivo da semana é trazer, fora da sala de aula, a questão de conhecimento, fazer a interação dos alunos entre as séries. A gente tenta mostrar que fazendo um trabalho sério com pesquisa, com ciência, você consegue o teu lugar ao sol”, conta o membro da comissão organizadora, professor Dalton Luiz Shiessel.

O evento abordou diversos aspectos relacionados à nutrição e saúde, com uma série de palestras, apresentações de teses e dissertações, mesa redonda com egressos, sorteios e premiações para os melhores trabalhos. A programação diversificada contou com temas como: saúde da criança e do adolescente; pesquisa em alimentação e nutrição; hipertrofia muscular e nutrição; alimentação vegetariana e vegana; e perspectivas do mercado.

“No momento que a gente está organizando e pensando a semana, a gente pergunta para os alunos quais são os temas que eles gostariam de ter. A gente tem essa questão de trazer também ex-alunos para eles virem falar das suas experiências profissionais, trazer esses profissionais graduados no nosso curso que estão sendo expoentes nas suas áreas, localmente na área da nutrição”, destaca Dalton.

Egresso do curso de Nutrição, Anderson Mateus Oliveira Haas Verdi se formou no ano passado e atualmente cursa mestrado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele orientou a escrita de um trabalho dos acadêmicos e aproveitou para acompanhar todo o evento. “Como eu estaria na cidade na época e eu acabei me interessando, daí já aproveitei e participei todos os dias”. Para Anderson, eventos assim proporcionam conhecimento e incentiva os acadêmicos. “A apresentação dos estudos dos professores permite a reflexão crítica em relação a vários pontos da nutrição. Hoje em dia, a gente vê muita coisa que não é científica, é simplesmente mostrada na internet, mas não tem uma discussão sobre. Aqui, esse momento permite a discussão, para ver o que é realmente eficaz, o que realmente tem efeito”, disse.