Projeto realizado por alunos de Administração é destaque na etapa final do Desafio Universitário Empreendedor

O Desafio Universitário Empreendedor é um desafio nacional, de caráter educacional, promovido pelo Sebrae e Brasil Júnior e tem como principais objetivos: formar e capacitar estudantes da educação superior para exercitar as competências empreendedoras por meio de um desafio que incentivará a inovação nos temas ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e de governança), estimular a resolução de problemas, desenvolvimento ou o aprimoramento de ideias inovadoras nestas temáticas e potencializar um ambiente favorável para o desenvolvimento de soluções ambientais, sociais e de governança.

Os acadêmicos do sétimo período de Administração do Câmpus de Irati da Unicentro realizaram um projeto chamado “Rural” que se encaixa no eixo social. O grupo que inscreveu e apresentou o projeto no Desafio do Empreendedor é composto por cinco alunos. Um deles é Alexandre Longuim Lechinski, ele explica que o projeto desenvolvido tem como principal objetivo levar a tecnologia até os pequenos produtores rurais. “Nosso projeto trabalha com pequenos e médios agricultores, principalmente aqueles que não têm acesso ao meio digital. Criamos uma unidade física que recebe esses agricultores, cria uma relação de confiança com eles e mostra as diversas soluções para suas atividades por meio do digital. Ou seja, une o físico com o digital. Decidimos participar desse desafio porque esse é um problema real. Existe uma desigualdade social inédita, que é a diferença entre quem tem e quem não tem acesso ao digital. Iríamos preencher essa lacuna e cooperar com esses atores”, explica Alexandre.

Os acadêmicos foram incentivados pelo Departamento de Administração a participarem do Desafio Empreendedor e contaram com a supervisão do professor Aldo Siatkowski. Participar de desafios e apresentar os projetos realizados na universidade fora do ambiente acadêmico é importante porque influencia positivamente na formação e na carreira dos alunos quando chegarem no mercado de trabalho. “Todos os professores do Departamento de Administração apoiaram e incentivaram os alunos a fazerem e apresentarem o projeto no Desafio Empreendedor, porém toda a realização e apresentação do projeto foi dos alunos. Eles tiveram a oportunidade de colocar em prática um pouco de tudo que aprenderam na teoria dentro da sala de aula e isso é muito importante para o ensino-aprendizagem e o projeto ter recebido esse destaque de ficar entre os três melhores, faz com que o esforço dos alunos tenha sido recompensado”, destaca o professor Aldo.

Além de ajudar na formação acadêmica, a apresentação do projeto no Desafio Empreendedor foi uma experiência marcante para os acadêmicos que realizaram o desenvolvimento e apresentação do projeto, como explica Alexandre Lechinski. “Mostrar nossas ideias e nossos acadêmicos para o mundo, demonstra a força que nossa instituição tem. Acredito que uma das coisas mais legais foi levar o nome da Unicentro tão longe, fora das barreiras que nos impedem. É fundamental para nossa formação, pois, percebemos o poder de engajar pessoas para um objetivo em comum. Todos percorrendo um só caminho. Além disso, deixamos uma porta aberta para as próximas gerações e turmas tentarem se desafiar”, ressalta o acadêmico.