Unicentro recebe moção de congratulação da Câmara Municipal de Guarapuava

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Guarapuava pelos trabalhos prestados por professores e alunos do curso de Enfermagem durante a pandemia de Covid-19. Na solenidade do dia 29 de agosto, a universidade foi representada pelas professoras Tatiane Baratieri e Alexandra Bittencourt Madureira. A Moção de Aplausos e Congratulações foi proposta pela vereadora Beatriz Aparecida Neves, com o objetivo de parabenizar bons exemplos e mostrar que a educação e a ciência seguem fazendo a diferença para a comunidade.

Para Alexandra Madureira, a ação foi um marco na vida dos acadêmicos. (Foto: Anderson Santana / Câmara Municipal de Guarapuava)

Para chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro, Tatiane Baratieri, esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e longo que exigiu muita dedicação dos docentes e acadêmicos do curso e é motivo de orgulho para a instituição.

“Esse recebimento é o reconhecimento de um trabalho que fazemos para qualquer necessidade de saúde que a população precise. O curso de Enfermagem está sempre disponível para ajudar a comunidade. É um orgulho ter participado desse momento e ter contribuído para a redução de óbitos e de agravos decorrentes da Covid. É um orgulho não somente para o curso de Enfermagem, mas também para a universidade, que é pública, gratuita e de excelente qualidade”, disse.

Professores e alunos de enfermagem da Unicentro atuaram durante sete meses nas tendas de vacinação. Alexandra Bittencourt Madureira acredita que essa ação foi um marco na vida dos acadêmicos. “Estivemos lá de segunda a sábado, manhã e tarde. Essa foi uma experiência ímpar para cada um dos alunos. Afinal, eles puderam fazer parte dessa ação histórica da saúde brasileira, pois presenciaram na prática a importância da vacina para o controle da pandemia”, relata a professora do Departamento de Enfermagem.

Três anos após o início da pandemia, o atendimento continua. Agora, professores e alunos participam de outras ações de vacinação, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Atuação na pandemia

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Guarapuava, além dos profissionais da saúde do município, estudantes e docentes do curso de Enfermagem da Unicentro também se juntaram ao trabalho voluntário para vacinação da população. Segundo Tatiane, a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Enfermagem vem de longa data. Por isso, a solicitação de auxílio na aplicação das vacinas foi atendida de imediato. “Quando chegaram as vacinas em Guarapuava, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ajuda para auxiliar na vacinação da população geral. Nesse momento de pandemia, assim como em todos os outros, nós atendemos o chamado prontamente. Nós ficamos desde a abertura até o fechamento da tenda de vacinação, e depois continuamos o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em vários momentos para que continuássemos vacinando pessoas, auxiliando no controle da pandemia”, explica.

A esperança das pessoas foi o que marcou as professoras Alexandra e Tatiane durante esse período. “Acredito que tenha marcado não só a mim, mas toda a equipe durante os sete meses de vacinação, foi a alegria e a esperança de cada pessoa que recebia a vacina, a esperança de que aquele período iria acabar a partir daquela dose recebida”, conta Alexandra. “Ao atender nós vimos um olhar de esperança, um olhar de que havia uma luz no final do túnel e de que, nesse momento, estávamos começando a diminuir os casos, os óbitos e, consequentemente, diminuir o sofrimento”, relembra Tatiane.

A marca da Unicentro foi e continua sendo motivo de orgulho para essas profissionais. “Até hoje encontramos pessoas que falam que foram vacinadas pela Unicentro. Quando viam o jaleco da Unicentro ficavam felizes, pois sabiam a qualidade do atendimento que estavam recebendo”, finaliza, feliz, a professora Tatiane Baratieri.