“Unicentro de Braços Abertos” leva 800 alunos de Ensino Médio ao Câmpus Avançado de Prudentópolis

O Câmpus Avançado de Prudentópolis abriu suas portas para cerca de 800 estudantes de escolas públicas e privadas da região ao longo do mês de agosto. Através do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’, eles conheceram um pouco mais sobre os cursos ofertados pela universidade, as formas de ingresso e as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em sua segunda edição, a ação extensionista promoveu quatro visitas e teve seu encerramento na última terça-feira (29). O diretor da unidade universitária, professor Edson Macohon, conta que o projeto foi idealizado com o objetivo de reforçar a importância do ensino superior aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio. “Os professores dos diversos cursos ofertados em Prudentópolis e Irati falaram sobre o mercado de trabalho, as características de cada curso… E os alunos conheceram o ambiente universitário com toda a sua diversidade, pluralidade, cultura e história. São coisas importantes para despertar o interesse deles em continuarem seus estudos”, afirma Macohon.

Ação extensionista reforça a importância do ensino superior e apresenta cursos da universidade a estudantes da região (Foto: Coorc)

Débora Olbertz foi uma das alunas que participou da visita. A estudante do Imaculada Virgem Maria sonha em cursar Medicina e aproveitou a visita ao câmpus avançado para tirar suas dúvidas sobre os processos seletivos da Unicentro. “Foi um dia bem importante porque eu estava com muitas dúvidas sobre o vestibular e, além disso, pude entender um pouquinho sobre a dinâmica da universidade, as oportunidades de bolsa de estudo fora do país, algo que é muito interessante”, comenta.

Já Henrique Kosechen estuda no Colégio Estadual Vila Nova e está decidido quanto ao curso de Direito. Inscrito para realizar o vestibular e a terceira prova do Programa de Avaliação Continuada da Unicentro (PAC), a visita reforçou ainda mais o seu desejo em ingressar na universidade. “Foi um dia bem interessante, deu para conhecer outros cursos e ver que tem muitas possibilidades e que, se a gente quer, a gente precisa correr atrás”, conta.

É o que também destaca a professora Patrícia Grocoski Schwab, que acompanhou seus alunos do Colégio Professor Antônio Emílio Antonelli, de Guamiranga. “O terceiro ano é um ano de descobertas na vida deles, em que eles vão escolher qual profissão a ser seguida. Então esse momento é mais uma motivação e abriu a mente deles sobre a importância da educação pública e de qualidade. Foi de grande valia”, salienta.

Na visão do diretor, o projeto já trouxe resultados, como o aumento no número de candidatos que vão realizar as provas do PAC em Prudentópolis. “Somando o PAC I, II e III, nós temos quase 900 inscritos, batemos um recorde de inscrições aqui do município. Vejo que isso é um sucesso e é também fruto do nosso projeto, do ‘Unicentro de Braços Abertos’”, enfatiza.