Acadêmicos de Educação Física realizam Jogos Interdeduf

De 29 de agosto a 1º de setembro, o Câmpus Cedeteg da Unicentro é palco do Jogos Interdeduf, que são os jogos interperíodos do curso de Educação Física. O evento reúne acadêmicos e professores em uma variedade de esportes, destacando não apenas a habilidade atlética, mas também a união entre os diferentes anos do curso.

Realizados anualmente, os jogos contam com a organização sob a responsabilidade dos acadêmicos do quarto ano do curso, como parte da disciplina de Gestão do Esporte e Lazer. “Por mais que a gente tenha uma formação voltada para a área da saúde, a formação da área esportiva não é apenas ensinar o esporte, mas também gerir o esporte. Nesse aspecto de gestão, como eles podem trabalhar em prefeitura, secretarias do estado, eles terão que organizar eventos. Então, se eles vivenciam aqui algo, mesmo que seja de uma pequena magnitude, eles conseguem compreender os caminhos para realizar algo maior”, afirma o professor Fábio Ricardo Hilgenberg Gomes, responsável pela disciplina e supervisor na organização do evento.

Os esportes escolhidos para competição foram desde os mais tradicionais – como voleibol, basquete, futsal, atletismo e futsal – até os esportes mais novos, como o roundnet, um esporte que lembra o vôlei, mas com um nível maior de dificuldade, e o dodgeball, que lembra a popular “queimada” ou “caçador”. Todas as modalidades estão sendo disputadas de forma mista, integrando homens e mulheres nas equipes.

Marcos Antônio Hoffmann, acadêmico do quarto ano, atuou na organização e coordenação do evento. Para ele, além da competição, o principal objetivo do Interdeduf foi promover a interação entre os estudantes. “A gente passou por um processo de busca de informações a respeito. Já tínhamos em mente um Interdeduf voltado para socialização, buscar fazer com que as turmas de primeiro, segundo, terceiro e quarto ano, com os professores, se integrem mais, com um propósito único de para frente termos um curso mais fortalecido, mais amigável entre turmas”, conta.

O evento não só demonstrou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em disciplinas de esportes coletivos e individuais, mas também realçou a importância da gestão esportiva. Os acadêmicos tiveram que formar comissões e decidir sobre todas as áreas da organização de um evento, como: cerimonial, marketing, financeiro, premiação e regulamento.

“A gestão em si é fundamental para tudo na vida. A prática da Educação Física não envolve só o esporte, envolve um cerimonial, envolve trabalhar com as bandeiras, trabalhar com o hino, você procurar as pessoas que venham compor mesa, então você precisa realmente trabalhar uma gestão. É um modelo para aprendizado mesmo, porque ele é sintetizado, mas daqui a gente tira um conhecimento prático de como pode ser fora da universidade, então eu creio que é de grande valor poder realizar um evento como esse”, explica Marcos.

O Interdeduf vai além do aprendizado e socialização. O cerne é promover o espírito esportivo e deixar um legado no curso. “Nos jogos sempre tem a ‘pegada’, todo mundo quer ganhar, não resta a menor dúvida. Tanto que tem normas, um regulamento. Todas as modalidades vão despertar o interesse de ganhar e por isso que as regras existem, para que não nos excedamos. Todas as conversas foram no sentido de termos uma socialização. Nós (do 4º ano) temos que deixar uma semente, uma marca diferenciada no nosso grupo. A gente espera que esse evento tome força e se torne uma referência”, anseia o acadêmico Marcos Hoffman.