Unicentro participa de Encontro Estadual de Docência Universitária

A equipe do Programa Entredocentes da Unicentro esteve presente no 3º Encontro Estadual de Docência Universitária. Realizado na última semana na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o evento reuniu representantes de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado para trocar experiências e debater a importância do aperfeiçoamento profissional para a prática pedagógica.

A terceira edição do encontro foi organizada em conjunto pelo Programa Entredocentes da Unicentro, pelo Programa Docência no Ensino Superior da UEPG (DES/UEPG), e pelo Grupo de Estudos de Práticas em Ensino da UEL (Gepe/UEL). O tema central deste ano foi “A urgência de políticas institucionais de formação docente no atual contexto”.

Documento aprovado no encontro pede apoio da Seti na criação ou fortalecimento dos espaços de formação docente (Foto: Divulgação)

“É urgente a consolidação das políticas institucionais para a formação continuada docente nas nossas IES. Para isso, se faz necessário a criação e o fortalecimento de espaços para a formação docente que, diante das demandas institucionais, encaram diversidades e adversidades constantes. Existe a necessidade de priorizar propostas de formação dos professores universitários que atuam na liderança pedagógica das universidades estaduais paranaenses”, enfatiza a coordenadora do Entredocentes, professora Wanda Terezinha Pacheco.

Wanda conta que um dos resultados do evento foi a “Carta de Ponta Grossa”, aprovada por unanimidade pelos presentes e assinada por representantes de todas as universidades paranaenses. “O documento solicita apoio à Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) na criação ou fortalecimento dos espaços de formação docente em cada uma das sete IES, bem como o reconhecimento da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes) como potencializadora da interlocução e cooperação entre as instituições de ensino e os órgãos gestores na formação docente universitária em cada uma delas”.

Segundo a professora, representantes do Entredocentes/Unicentro, DES/UEL e GEPE/UEPG vão entregar pessoalmente a carta ao secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, nos próximos dias.