Escritório de Relações Internacionais divulga chamadas de apoio a projetos de pesquisa

Estão abertas as inscrições para três editais de fomento a pesquisas com foco no fortalecimento da internacionalização de universidades. O primeiro é a Chamada Pública de nº 14/2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que financia projetos de pesquisa cooperativos ou individuais. Já os outros dois editais têm o British Council como órgão de fomento e aceitam somente projetos propostos em conjunto com instituições de ensino do Reino Unido.

A chamada pública do CNPq e do MCTI vai conceder recursos em duas faixas, como explica a diretora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Lemke. “A primeira faixa é para projetos de cooperação, para pesquisas de comprovada articulação internacional”, explica a diretora. Nessa faixa, os aprovados serão contemplados com bolsas para doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior. Na submissão, é necessário comprovar a articulação internacional prévia entre os grupos de pesquisa envolvidos no projeto.

A segunda faixa concederá bolsas individuais de pós-doutorado no exterior e aceita a candidatura de pesquisadores com até dez anos de conclusão do doutorado. Importante salientar que os proponentes na faixa 2 não poderão compor nenhuma equipe de projetos submetidos na linha 1. Em ambas as faixas, a data limite para envio de propostas é dia 1º de setembro. A chamada pública completa pode ser conferida no site do CNPq .

A diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) ainda ressalta que os outros dois editais abertos fazem parte do Programa Going Global Partnerships, uma iniciativa do British Council, instituto que atua no fortalecimento de parcerias internacionais e difusão da língua inglesa no mundo. O edital HE Connects é destinado a instituições de ensino brasileiras, britânicas e mexicanas. “Ele tem o objetivo de construir uma colaboração de longo prazo, no sentido de pensar em atividades conjuntas entre universidades desses países e não só no desenvolvimento de projetos de pesquisa, mas também no intercâmbio de estudantes”, pontua Cibele. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro, pelo site do British Council.

O segundo edital está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro e contempla projetos envolvendo a equidade de gênero, entre outras temáticas relacionadas. Serão 11 propostas financiadas que, assim como no edital anterior, devem obrigatoriamente apresentar um vínculo com instituições do Reino Unido. O Brasil é um dos 11 países que podem concorrer à seleção. “Nós nos colocamos à disposição para sanar dúvidas e questionamentos que venham a surgir a partir da redação dessas propostas. Elas devem ser encaminhadas por professores efetivos da Unicentro em conjunto com professores efetivos de universidades britânicas. Essa é uma linha que deve ser respeitada para a submissão desses projetos”, conclui a diretora.

Para tirar dúvidas ou solicitar informações, os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail eri@unicentro.br.