Unicentro participa de Encontro Estadual de Docência Universitária
A equipe do Programa Entredocentes da Unicentro esteve presente no 3º Encontro Estadual de Docência Universitária. Realizado na última semana na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o evento reuniu representantes de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado para trocar experiências e debater a importância do aperfeiçoamento profissional para a prática pedagógica.
A terceira edição do encontro foi organizada em conjunto pelo Programa Entredocentes da Unicentro, pelo Programa Docência no Ensino Superior da UEPG (DES/UEPG), e pelo Grupo de Estudos de Práticas em Ensino da UEL (Gepe/UEL). O tema central deste ano foi “A urgência de políticas institucionais de formação docente no atual contexto”.
“É urgente a consolidação das políticas institucionais para a formação continuada docente nas nossas IES. Para isso, se faz necessário a criação e o fortalecimento de espaços para a formação docente que, diante das demandas institucionais, encaram diversidades e adversidades constantes. Existe a necessidade de priorizar propostas de formação dos professores universitários que atuam na liderança pedagógica das universidades estaduais paranaenses”, enfatiza a coordenadora do Entredocentes, professora Wanda Terezinha Pacheco.
Wanda conta que um dos resultados do evento foi a “Carta de Ponta Grossa”, aprovada por unanimidade pelos presentes e assinada por representantes de todas as universidades paranaenses. “O documento solicita apoio à Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) na criação ou fortalecimento dos espaços de formação docente em cada uma das sete IES, bem como o reconhecimento da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes) como potencializadora da interlocução e cooperação entre as instituições de ensino e os órgãos gestores na formação docente universitária em cada uma delas”.
Segundo a professora, representantes do Entredocentes/Unicentro, DES/UEL e GEPE/UEPG vão entregar pessoalmente a carta ao secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, nos próximos dias.