Capes aprova doutorado em Bioenergia na Unicentro

Mais uma conquista para a Unicentro e a comunidade acadêmica: o curso de doutorado em Bioenergia já é uma realidade. Foi aprovado pela Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ontem (28), mais um curso de pós-graduação na Unicentro. O feito, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Marcos Ventura Faria, vem para suprir uma demanda existente.

“Esse novo doutorado é um passo importante no processo de verticalização da Unicentro. O curso era bastante aguardado pela comunidade e pelos docentes que atuam na área de bioenergia. Esse é um tema de bastante importância que, com certeza, trará um fortalecimento muito grande para essa área de pesquisa, que é um dos grandes destaques hoje no cenário estadual e nacional”, pontua.

O doutorado em bioenergia funcionará de forma associativa envolvendo cinco universidades estaduais do Paraná – Unicentro, UEPG, UEM, UEL e Unioeste, mais a federal do estado, UFPR. Por ser um curso em rede, seguirá toda a sistemática de oferta de curso de pós-graduação da Capes e será regido por um colegiado geral, que define o andamento do curso e os procedimentos para seu funcionamento, tendo, também, dentro de cada instituição, o colegiado local, que tem como função auxiliar na gestão e no funcionamento dentro de cada instituição. A Unicentro está como coordenadora geral até 2027.

Paulo Rogério, professor coordenador da proposta, explica que o diferencial deste curso são as linhas de pesquisa: a de Biocombustíveis e a de Energias Renováveis. “A diferenciação desta proposta de doutorado do PPGB (Programa de Pós-Graduação em Bioenergia) em relação às demais existentes nacionais, são as linhas de biocombustíveis e energias renováveis (derivadas da biomassa). Atualmente, no banco da Capes, tem-se somente dois programas em bioenergia, um com foco na produção agroenergética e outro em bioetanol”.

Para o doutorado, estão previstas 23 vagas. No entanto, o processo seletivo e a abertura das inscrições ainda estão em fase de decisões. “Por ser uma aprovação recente, ainda aguardamos a homologação do Conselho Nacional de Educação para que tenhamos a autorização para poder abrir o processo seletivo. O colegiado já está se reunindo para decidir questões de vagas e processo seletivo e, assim que possível, o curso será ofertado e amplamente divulgado”, explica Marcos Ventura Faria.

Com o doutorado em Bioenergia, a Unicentro conta agora com 29 cursos de pós-graduação, sendo 11 cursos de doutorado e 18 de mestrado.