Curso de Arte da Unicentro convida comunidade para sua festa de 20 anos

O curso de licenciatura em Arte da Unicentro está completando 20 anos. Para comemorar as duas décadas de muito trabalho, o Departamento de Arte está organizando cinco dias de atividades abertas a toda a comunidade guarapuavana. As comemorações iniciarão no dia 11 de setembro com o 13º Simpósio de Arte.

O evento, que tem como tema central “Percursos”, contará com oficinas ministradas por professores, pesquisadores e também ex-alunos da Unicentro, rodas de conversa, apresentações artísticas, palestras e muito mais.

Todas as atividades são abertas à comunidade e terão transmissão online para quem não puder participar de forma presencial. Para aqueles que desejam obter certificado, é preciso fazer a inscrição no evento.

As comemorações seguem até a noite do dia 15, com uma festa que celebrará as duas décadas do curso. Para participar, é preciso colocar o nome na lista de convidados de forma antecipada, com o Departamento de Arte.

2003: o início

Há 20 anos a primeira turma de Arte da Unicentro iniciava suas aulas. Estudantes cheios de sonhos se juntavam à docentes com um objetivo em comum: formar profissionais para suprir a demanda do mercado de Guarapuava e região.

“O curso foi construído a partir de um pedido da Secretaria de Educação do estado, pois a quantidade de professores de arte para a educação básica era irrisória. Mas o nosso curso sempre teve uma particularidade, a de abordar as diferentes linguagens artísticas para a formação desse professor da educação básica”, relembra a professora Daiane Solange Stoeberl da Cunha.

A professora, que está há 15 anos na instituição, conta que a decisão de pensar um curso que abrangesse as diferentes linguagens veio do corpo docente da época e que, mesmo nos dias de hoje ainda não sendo algo comum, o foco nunca mudou. “Nós acreditamos muito nessa formação. E isso é uma luta. Nosso curso é diferente, pois a maioria dos cursos é voltado para apenas uma linguagem da arte. Estamos contra a maré, mas com muito êxito. Hoje, outras universidades já estão seguindo o nosso modelo”.

Dias atuais

O papel da universidade vai além da formação acadêmica dos alunos. Dentro e fora do câmpus, são desenvolvidas pesquisas e projetos que auxiliam a população de Guarapuava e região.

“Fazer 20 anos nos faz pensar o quanto já produzimos de pesquisas, estudos e o quanto já contribuímos para a sociedade. Significa muito pensar que é um curso que enfrenta muitas lutas para sobreviver, mas isso compensa quando olhamos para as escolas e vemos o quanto contribuímos para a qualificação do ensino da arte em toda a região, e é isso que faz toda a diferença”, comenta Daiane.

Para quem está na graduação, como a Valéria Pedroso dos Santos (20), aluna do quarto ano do curso de Arte, reforça as amplas possibilidades e diferentes visões profissionais que a licenciatura oferece. “A maioria dos cursos de Arte são focados em uma única linguagem artística – visuais, dança, teatro. Mas aqui é diferente. O curso da Unicentro possibilita mais do que ser professor. Ele abre espaço para outras áreas, como a gestão cultural. São vários caminhos para todo mundo que está se formando, mesmo para quem não quer ser professor”, conta.

Comemore com o curso de Arte

A comemoração é voltada para toda a comunidade. Venha e traga sua família e amigos para participar das apresentações artísticas.

Confira a programação e saiba mais informações sobre o evento pela página do Instagram @arte.unicentro.

Clique na imagem para ampliar.