Professor da Unicentro vence Prêmio Capes de Tese na área de Administração

Foi com muita alegria que o professor Edson Luis Kuzma, do Departamento de Administração do Câmpus Irati da Unicentro, recebeu a notícia de que havia ganhado o Prêmio Capes de Tese na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A premiação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no último ano. Em sua 19ª edição, o concurso teve o maior número de inscritos da sua história: 1469 trabalhos, que concorreram em 49 áreas do conhecimento.

Como prêmio, o professor vai receber uma bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Além disso, Edson Kuzman concorre agora ao Grande Prêmio Capes de Tese, que será entregue no final do ano à melhor tese entre as vencedoras de cada área de conhecimento, agrupadas em três grandes áreas. No caso dele, o grupo vai reunir Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

“Não é somente um prêmio por um bom trabalho. É a coroação de um ciclo de dedicação e esforço que testou e superou todos os meus limites, várias e várias vezes. Esforço meu e da minha orientadora, professora Simone Sehnem, que esteve comigo do primeiro ao último dia de doutorado, literalmente”, enfatiza o docente, que obteve o seu doutorado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Entre outros pontos, o docente conta que a pesquisa premiada teve como objetivo construir uma escala de mensuração de modelos de negócios de economia circular voltada para o setor pet. “Levei um ano e dois meses para executar a coleta de dados. Entrei em contato com 9.242 empresas do segmento no Brasil inteiro. Obtive retorno de 1.627 e consegui uma amostra final de 1.389 casos válidos”, relata Edson.

Como resultado do esforço e da dedicação, o professor aponta que a tese traz contribuições e implicações gerenciais, acadêmicas, teóricas, metodológicas e sociais em diversos sentidos. “A escala de mensuração proposta é inédita e fornece contribuição para a medição das relações e dos efeitos da economia circular, recuperação de recursos, inovação e criação de valor nos negócios”, ressalta.

Segundo Kuzma, as descobertas do trabalho podem orientar a gestão de empresas do setor no aproveitamento de oportunidades de negócios orientados pela inovação e práticas circulares. “A exploração das práticas de recuperação de recursos voltadas à economia circular dão suporte à formulação de políticas e regulamentações com foco no fomento do crescimento do segmento. O perfil do setor é favorável à inovação e à transformação para a economia circular, e deve ser aproveitado como uma potencialidade para fomentar os negócios”, explica o professor.

O docente reforça ainda que a premiação representa um reconhecimento da qualidade da Unicentro na formação dos seus alunos. “Sou egresso da graduação, da pós e do mestrado da Unicentro, além de professor colaborador. Somos uma pequena instituição do interior. O prêmio nos coloca em uma posição de reconhecimento e de evidência no cenário nacional, junto com as grandes e tradicionais instituições de ensino e pesquisa do Brasil, como FGV, UnB e USP. Devemos aproveitar isso para projetar ainda mais Unicentro neste cenário”, reforça Edson.