Egressa da Unicentro recebe prêmios no Fórum Nacional de Trigo e na Comissão Brasileira de Pesquisa em Trigo e Triticale

O Fórum Nacional de Trigo e a 16ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa em Trigo e Triticale são congressos que anuais que têm por objetivo principal promover o desenvolvimento dos sistemas de produção destas culturas no Brasil. Na edição deste ano, de 25 a 27 de julho, os congressos foram realizados no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, e contaram com mais de 500 congressistas, entre pesquisadores, alunos e empresários do setor tritícola do Brasil, além de vários palestrantes que trouxeram reflexões sobre o tema.

A bióloga Renata Mussoi Giacomin, egressa da Unicentro, foi uma das premiadas (Foto: acervo pessoal).

Renata Mussoi Giacomin, egressa do curso de Ciências Biológicas da Unicentro, foi uma das premiadas. Ela apresentou seu trabalho desenvolvido durante o pós-doutorado, realizado no ano de 2022, que tem como tema “Presença de tricomas e a resistência de cultivares brasileiras de trigo ao pulgão Rhopalosiphum Padi”. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Genética Molecular da Unicentro (DNA Lab), sob orientação do professor Paulo Roberto da Silva, do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro e seu propósito principal é mostrar se o trigo é resistente a um tipo específico de fungo.

“Este projeto envolveu o estudo dos mecanismos de resistência de trigo ao pulgão [espécie Rhopalosiphum padi]. O trigo está entre os alimentos mais importantes mundialmente e sua produção, principalmente no Brasil, é muito afetada pelo ataque de pragas, como o pulgão, que além de sugar a seiva, também são vetores de doenças virais. Juntos, estes danos podem comprometer até 100% da produção de trigo. Por isso é extremamente importante encontrar alternativas que mitiguem este problema. Entre essas alternativas, destacamos duas principais: prospectar na base genética de trigo nacional, resistência ao pulgão e utilizar de metodologias de controle sustentáveis, como o uso de bioinsumo. Em suma, identificamos que não existe uma relação direta entre tricomas nas folhas e caule e a resistência física ao pulgão. Também identificamos que cultivares brasileiras de trigo resistentes ao pulgão possuem mecanismos moleculares (genes) ativados diferentes para se defender dos pulgões. Além disso, encontramos isolados de Trichoderma [um gênero de fungo] que foram eficientes em induzir a resistência de trigo suscetível ao pulgão”, explica a bióloga.

Além de ganhar o prêmio no congresso em 2023 com sua pesquisa do pós-doutorado, Renata já tinha sido premiada na edição de 2011 com sua primeira iniciação científica, também sob a orientação do professor Paulo Roberto da Silva. Para ela, retornar a Unicentro depois de mais de 10 anos e novamente levar o nome da universidade a um evento nacional é bastante gratificante. “Este prêmio em cenário nacional é extremamente importante para a valorização da pesquisa aplicada desenvolvida dentro das universidades públicas. No referido evento estavam presentes representantes de toda cadeia produtiva de trigo nacional: entidades de pesquisa nacionais de melhoramento de trigo, empresas e cooperativas de produtos relacionados ao agronegócio e produtores do cereal. E a escolha dos trabalhos para premiação é feita por estas entidades. Essa condição comprova a relevância do trabalho para o desenvolvimento da triticultura brasileira. Nesse sentido, é gratificante para a equipe envolvida e para a Unicentro a valorização da pesquisa desenvolvida”, destaca Renata.