Palestra com conselheiro do CRCPR marca a aula magna de Ciências Contábeis no Câmpus Irati

As transformações na área contábil e a atuação do Conselho Regional de Contabilidade foram os temas centrais da aula magna do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Irati da Unicentro. O evento, que já se tornou uma tradição do departamento, reuniu docentes e acadêmicos de Irati e da unidade avançada de Prudentópolis na última segunda-feira (31). “Esse é um momento oportuno para unir os alunos, integrar todas as séries, trocar experiências e também para falar sobre algumas demandas do mercado e a realidade da profissão”, comenta o chefe do departamento, professor Alessandro Lepchak.

Fernando Borazo Ribeiro é um dos 27 conselheiros do CRCPR. (Foto: Coorc)

Neste ano, a aula magna trouxe o contabilista e membro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Fernando Borazo Ribeiro, como palestrante da noite. Em sua fala, ele explicou que o profissional da contabilidade precisa acompanhar as evoluções tecnológicas e as mudanças na própria legislação. “Muitas vezes, os alunos pensam que depois da graduação não é necessário estar se atualizando, mas, pelo contrário, o profissional da contabilidade deve estar em constante renovação. A tecnologia também influenciou a contabilidade como um todo e essa área tem um campo muito rico de atuação”, explica Fernando.

A participação do conselheiro faz parte do projeto “Contador do Amanhã”, uma iniciativa do CRCPR que leva palestras às universidades com o intuito de aproximar os estudantes de contabilidade do conselho que os representará futuramente. “Nossa ideia é mostrar o que o conselho faz por eles, pela classe e pelo país. Nós temos a finalidade de colaborar com o desenvolvimento profissional do contador e, nesse projeto, buscamos mostrar para os futuros profissionais quais são as funções básicas do conselho. E um objetivo pessoal que tenho também é compartilhar algumas coisas que eu gostaria de ter escutado quando era acadêmico, incentivar essa garotada e fazer eles entenderem que são relevantes”, afirma.

O professor Alessandro ainda complementa que as discussões propostas pelo palestrante fomentaram debates que o corpo docente busca trabalhar no dia a dia com os estudantes em sala de aula. “Foi um momento de bastante aprendizado, os alunos puderam questionar o palestrante, que tem mais de 30 anos de experiência e, depois da palestra, fizemos uma confraternização com os alunos, uma festividade para fechar a noite”, conclui.