13ª Semana de Estudos de Engenharia Ambiental discute diversidade de atuação no mercado profissional

Estudantes, docentes e profissionais da área ambiental participaram, entre os dias 25 e 27 de julho, da XIII Semana de Estudos de Engenharia Ambiental, no Câmpus Irati da Unicentro. Promovido pelo departamento do curso desde 2003, o evento tem o intuito de aprofundar o conhecimento técnico e científico da profissão. “O objetivo da semana de estudos, desde a sua criação, é proporcionar aos nossos acadêmicos a oportunidade de complementar os conhecimentos adquiridos na disciplinas por meio de palestras, minicursos, visitas técnicas e mesas redondas”, explica o chefe do Departamento de Engenharia Ambiental da Unicentro, professor Fabrício Ventura Barsi.

Alunos também auxiliaram na organização da Semana de Estudos. (Foto: Coorc)

Em sua décima terceira edição, a Semana de Estudos de Engenharia Ambiental trouxe egressos do curso para ministrarem grande parte das palestras. À frente da coordenação do evento neste ano, o professor Waldir Nagel Schirmer salienta que a programação buscou evidenciar as diversas possibilidades de trabalho. “Tentamos justamente mostrar aos nossos acadêmicos o quão diversificada pode ser a área de atuação deles – consultoria, indústria, docência, setores públicos e privados – ou seja, são vários segmentos. Toda experiência adquirida e mostrada pelos palestrantes no evento demonstrou a importância das disciplinas da nossa grade curricular e a base que eles precisam para o mercado de trabalho”, pontua o organizador.

Uma das palestrantes foi Jerusa Tonete Felde. Formada pela Unicentro em 2016, ela trabalha atualmente em uma empresa de consultoria ambiental em Guarapuava e conversou com os estudantes sobre suas experiências no mercado de trabalho. “Foi uma oportunidade de voltar à universidade e contribuir para a formação dos alunos, da mesma forma que também já fizeram isso por mim e pela minha turma. Abordei algumas aplicações da profissão que eu vivencio no meu dia a dia, principalmente sobre a atuação em laboratórios de análises ambientais”, afirma a egressa.

Além das palestras, os participantes puderam realizar visitas técnicas em indústrias da região. A empresa de papel e celulose Santa Maria, sediada em Guarapuava, e a OrganoZero, uma usina de compostagem em grande escala localizada em Ponta Grossa, foram as escolhidas. As visitas, segundo o professor Waldir, “têm uma importância muito grande ao mostrar na prática o que os alunos veem em sala de aula”.

Acadêmica do 5º ano, Juliana Cursio enfatiza que os três dias de evento foram importantes para ela se sentir mais confiante com o início da vida profissional. “Os palestrantes nos passaram muita segurança e mostraram que existe bastante campo de trabalho. Foi bem interessante saber que muitos deles são formados aqui pela Unicentro também, então, quem sabe um dia, daqui uns anos, possa ser eu a voltar aqui e falar da minha experiência”, relata.