Walking Tour: quase 1500 estudantes de ensino médio conhecem o Câmpus Irati

Quem esteve no Câmpus Irati da Unicentro na última terça-feira (1º) não pode deixar de notar. Por onde se passava, lá estavam eles, em grupos, de uniforme, normalmente rindo e cheios de curiosidade. Durante a manhã e à tarde, quase 1500 estudantes de ensino médio de escolas de municípios da região, que integram os Núcleos Regionais de Educação de Irati e Ponta Grossa, puderam conhecer os cursos, a estrutura e as formas de ingressar na Unicentro. Em sua segunda edição, o “Walking Tour Unicentro” promoveu uma apresentação da vida acadêmica para quem está bem próximo de fazer parte dela.

Ação faz parte do projeto ‘A Unicentro na escola e a escola na Unicentro’. (Foto: Coorc).

A ação faz parte do projeto ‘A Unicentro na escola e a escola na Unicentro’. Segundo a coordenadora da iniciativa, Loide Salache, a intenção é fomentar a democratização do ensino superior por meio dessa aproximação com os colégios. “Para que esses estudantes possam vivenciar a universidade no seu dia a dia, na forma como todos os professores e as professoras, os acadêmicos e as acadêmicas, os agentes universitários, as agentes universitárias atuam no seu contexto pedagógico geral”, afirma Loide. “Eles aproveitam essa oportunidade para se inteirar, saber quais são os cursos que existem na Unicentro, mas também para poder visitar os laboratórios, visitar os espaços físicos, conhecer como seria a vivência deles dentro desse espaço na instituição”, complementa o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Maurício Atamanczuk.

Para muitos estudantes, caminhar pelo câmpus foi uma forma bem interessante de conhecer o que a universidade tem a oferecer. “Com certeza ajuda todos os alunos. Muitos não têm noção do que é uma universidade, ficam com muita dúvida e medo se vai dar certo ou não. Então vir aqui conhecer a universidade é uma oportunidade para a pessoa, às vezes, decidir o futuro dela, decidir fazer um curso e mudar a vida”, afirma Paulo Henrique Cardoso. Aluno do Colégio Estadual Julio Cesar, de Rebouças, Paulo conta que já decidiu que vai fazer o vestibular na Unicentro, mas que ainda está na dúvida se será para Administração ou Ciências Contábeis.

Rebeca Aparecida de Jesus, do Colégio Florestal de Irati, já decidiu que quer cursar Medicina Veterinária. Ela relata que a escolha pela universidade já vem de família. “A minha prima conseguiu entrar no Unicentro e ela falou para mim sobre os cursos. Daí, eu também tinha outra prima que fez Medicina Veterinária e eu fiquei muito interessada na Unicentro, porque ela é pública”, afirma.

Professora do Colégio Getúlio Vargas, de Fernandes Pinheiro, Rosimara Halila Jenzura Kopp acompanhou o evento pela segunda vez e destaca que sempre orienta os alunos a participarem dos processos seletivos da Unicentro. “Eu procuro fazer um trabalho com eles, mostrando o que é o PAC (Programa de Avaliação Continuada), para fazerem o vestibular, o que é a instituição. Ano passado eu já trouxe [alunos para o Walking Tour] e já tivemos vários resultados, com alunos que estão estudando aqui na Unicentro neste ano”, salienta.

Para muitos estudantes, caminhar pelo câmpus foi uma forma bem interessante de conhecer o que a universidade tem a oferecer. Além das visitas guiadas pelos departamentos e laboratórios da universidade, os estudantes foram recepcionados com música ao vivo e com um acolhimento especial da reitoria, direção de câmpus e demais setores. “A importância que a nossa universidade tem para a região em que nós estamos inseridos é uma importância econômica, uma importância social e uma importância de desenvolvimento da região e das pessoas, principalmente por meio da educação e das oportunidades. Então nós sempre pensamos no que podemos fazer para melhorar e para aprimorar ainda mais esse contato e essa visibilidade da nossa Unicentro dentro da região”, ressalta a diretora do Câmpus Irati, professora Andrea Nogueira Dias.

Na conversa com os alunos, o vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas, compartilhou a sua própria experiência para enfatizar a relevância da vida universitária. “Meus momentos mais felizes e mais importantes da minha vida, eu vivi em uma universidade e foi nessa universidade, foi na Unicentro. Eu sou formado, sou aluno da Unicentro. A Unicentro, que é uma das melhores universidades do país, é uma das universidades mais jovens, mas das mais fortes, das mais qualificadas do Brasil inteiro”, destaca.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, reforçou o convite para que os alunos que estiveram no Walking Tour se inscrevam nos processos seletivos da universidade. “Pedimos a vocês que conheçam a Unicentro, que nos ajudem a valorizar o ensino superior público, mas, principalmente, que estejam aqui no ano que vem. Seja em Irati, seja em Guarapuava, seja nos outros câmpus avançados, mas que estejam nesta universidade. Esta universidade que, pelo ranking do MEC, é a 9º melhor universidade estadual do país, é a nossa Unicentro”, enfatiza o reitor.