Palestra com egressos de Turismo discute perspectivas e oportunidades do mercado de trabalho

O Departamento de Turismo do Câmpus Irati da Unicentro reuniu os estudantes, na última semana, para uma palestra com egressos do curso. Três ex-alunos se apresentaram e conversaram com os acadêmicos sobre suas trajetórias profissionais e as oportunidades do mercado de trabalho na área. As egressas Vanessa Alberton e Eliane Sidoski palestraram presencialmente. Já Jeverson Zanini participou de modo virtual do evento.

A chefe do departamento, professora Elieti Fátima de Goveia, conta que a intenção foi motivar os graduandos em seus estudos e mostrá-los as diversas áreas de atuação no Turismo. “Compartilhar, contar um pouco a trajetória de como eles chegaram aqui no curso, o porquê deles escolherem esse curso e o após, a saída do curso e a entrada no mercado de trabalho. Passar isso e mostrar para os alunos que o Turismo tem mercado, tem trabalho, mas precisa de pessoas preparadas”, pontua.

Vanessa Alberton encontrou o propósito na profissão na área de planejamento e gestão pública. (Foto: Coorc)

Vanessa Alberton se formou em Turismo em 2013. Hoje, ela é secretária executiva e interlocutora regional de turismo da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Sul do Paraná (Adecsul). A entidade trabalha para o reconhecimento e fortalecimento do potencial turístico em onze municípios da região, entre eles, Irati, Guarapuava e Prudentópolis. Ela conta que encontrou o seu propósito na profissão na área de planejamento e gestão pública. “Eu trabalho com essa parte de planejamento dos municípios, envolvimento das prefeituras para desenvolver o turismo na região, então, é muito gratificante estar nesse meio, não só na agência, mas também à frente do Conselho Municipal de Turismo de Irati, que trabalha deliberando, discutindo, reunindo agentes para que o desenvolvimento do turismo aconteça na nossa região. E isso tudo só aconteceu por conta do curso de Turismo”, revela.

Eliane Sidoski é da turma de 2014 e comenta que o desejo de conhecer novos lugares foi o que despertou o seu interesse pelo Turismo. Atualmente, ela tem a sua própria agência de viagens e serviços turísticos, além de ter se especializado na área de concessão de visto e documentação para viagens. “Foram pequenas excursões que acabaram virando viagens internacionais e, a partir disso, eu fui vendo onde tinha maior necessidade de conhecimento, como no caso de ter a documentação, ninguém trabalhava com isso aqui na região”, conta.

Eliane Sidoski tem sua própria agência de viagens e serviços turísticos. (Foto: Coorc).

As egressas ainda reforçam a importância de retornarem à universidade e compartilharem experiências, aprendizados e conselhos com os futuros turismólogos. “Como é bom relembrar tanta coisa que aconteceu, olhar para trás e ver o crescimento e desenvolvimento que tive nesses dez anos. É sempre prazeroso estar aqui, incentivando e tentando motivar os alunos para que eles sigam em frente nessa carreira”, destaca Vanessa. Eliane ainda complementa que tentou mostrá-los que, apesar dos desafios e da concorrência, existe espaço no mercado profissional. “Meu maior medo era justamente por já existir agências na cidade, se haveria espaço para trabalhar com isso, e eu consegui provar para mim mesma que você não precisa fazer igual aos outros, existem muitas formas de você conquistar os seus clientes e se diferenciar também”.

Após as palestras, o evento ainda contou com uma confraternização entre os presentes. Sabrina Santos, que é aluna do 1º ano de Turismo, ressaltou como a programação planejada pelo departamento a ajudou a vislumbrar o seu futuro profissional. “É a primeira vez que a gente tem esse momento. É como se tivesse ampliado a minha visão sobre o curso. Ouvindo eles, me deixou super motivada a chegar lá também”, conclui a estudante.