Colóquios de Letras, Linguística Forense e Ensino a Distância têm início no Câmpus Santa Cruz

Na noite da última segunda-feira (31), o Câmpus Santa Cruz da Unicentro foi palco da cerimônia de abertura de três eventos realizados pelo Departamento de Letras de Guarapuava: o 1º Colóquio de Letras, 3º Colóquio de Linguística Forense e o 3º Colóquio de Letras EaD. Os eventos tem o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho e proporcionar experiências diferentes das vivenciadas em sala de aula. “Esses eventos são importantes, principalmente pelo fato deles agregarem conhecimento, porque os alunos tomam contato com outros pesquisadores e também fortalece o tripé da universidade – a extensão, a pesquisa e o ensino”, destaca a chefe do Departamento de Letras, professora Claudia Maris Tullio.

A noite de abertura foi marcada por uma conferência online, ministrada pelo professor Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e teve como tema “Complexidades da formação docente em Letras na contemporaneidade”. O mote central focou sobre a formação dos profissionais em Letras e também sobre como todas as áreas do curso estão ligadas. Mediadora da palestra, a professora Ana Raquel Campos destaca que o evento é de extrema importância para os alunos, visando proporcionar novas experiências. “Todo evento científico é importante porque os alunos têm oportunidade de ouvirem sobre assuntos que estão além da sala de aula. É realmente uma abertura de mente, o pessoal de Letras Inglês estar junto com o de Português e vice-versa. Essa troca, esse ouvir das outras áreas também é muito importante”, explica a docente da Unicentro.

O 1º Colóquio de Letras, o 3º Colóquio de Linguística Forense e o 3º Colóquio de Letras EaD seguem até sexta-feira (4) e a programação conta com diversas palestras, conferências online, mesas redondas, minicursos e oficinas ao longo dos dias. Os alunos que participaram da noite de abertura, como a Heloísa Couto e a Maria Luciana Diamantes, estão com boas perspectivas para os próximos dias. “Minhas expectativas estão enormes, principalmente para os minicursos e as oficinas, porque são todos sobre temas muito relevantes para a nossa formação, então eu tenho certeza que vai ser muito bom”, afirma Heloísa. “Isso tudo vai enriquecer cada vez mais o nosso aprendizado e ter contato com outros olhares sobre o curso de Letras abre cada vez mais a nossa mente”, enfatiza Maria Luciana.