Unicentro abre nessa segunda-feira, 03, as inscrições para o PAC

A Unicentro está com inscrições abertas para o PAC. O Programa de Avaliação Continuada, explica a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores, existe desde 2009 e é uma forma de ingresso nos cursos de graduação da universidade que, diferente do tradicional vestibular, é realizada de forma seriada. Para participar do processo, o estudante precisa estar regularmente matriculado no Ensino Médio.

“O candidato”, detalha Maria, “realiza as provas do PAC de acordo com a série que está cursando e, ao final da terceira etapa, é feita a média pela soma das suas notas e a classificação final. As provas são compostas por 50 questões objetivas e uma redação, e as disciplinas são as que compõem cada série do Ensino Médio”.

A divisão dos conteúdos cobrados em cada etapa do processo seletivo tem agradado aos candidatos, que veem no PAC, uma oportunidade de garantir seu lugar em um dos cursos da universidade. Ágata Barreto, por exemplo, é estudante do primeiro ano do Ensino Médio e vai participar do Processo de Avaliação Continuada da Unicentro pela primeira vez. O incentivo para se inscrever veio do próprio colégio onde está matriculada. “A escola tem incentivado os alunos, primeiramente, contando e mostrando o quê é o PAC e ajudando nos estudos com cronogramas e grupos de estudo”, relata.

Felipe Caldas, diretor auxiliar do colégio onde Ágata estuda, conta como foi o incentivo para que os estudantes se interessassem em participar do PAC. “Explicando, apresentando como é esse método de entrada na universidade, essa avaliação que é continuada, e o quanto isso pode trazer de benefício para eles enquanto acadêmicos”.

Enquanto Ágata vai participar do processo pela primeira vez, o estudante Gabriel Pereira Fernandes, encerra o ciclo avaliativo do PAC na edição deste ano. Para ele, a experiência de participar do programa tem sido positiva. “Eu acho que, por estar estudando as coisas junto na escola, fica até um pouco mais fácil, dependendo das matérias. Acho que, por ser divido ao longo de três anos ajuda muito na hora de fazer a prova”, diz Gabriel.

Todos os anos, a Unicentro reserva 10% das vagas ofertadas em seus cursos de graduação para entrada pelo PAC. A definição do curso é feita pelo candidato apenas na última etapa do processo avaliativo. Pensando no mercado de trabalho, Gabriel já elegeu uma carreira para seguir. “Eu vou fazer Ciência da Computação. É um curso que me chama a atenção porque é uma área que sempre precisa de muita gente nova e que sabe fazer as coisas no computador”.

As inscrições para o PAC podem ser realizadas até o dia 02 de agosto, pela página do programa, no site da Unicentro. O valor da inscrição para o PAC 1, para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, é de 85 reais. Já a taxa do PAC 2, para quem está no segundo ano, é 80 reais; e 75 reais é  valor para o PAC 3, para quem está no terceirão. As provas serão realizadas no dia 17 de setembro.