Patrimônio cultural é tema de palestra ministrada por professor argentino na Unicentro

Estudantes dos cursos de História, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e do mestrado em História participaram, nessa semana, da palestra “Patrimônio cultural: conceitos e gestão”, ministrada pelo professor Jorge Kulemeyer, da Universidad Nacional de la Patagonia Austral, da Argentina. Durante a conferência, segundo o pesquisador, seu objetivo é tornar acessível a compreensão do que é patrimônio e sua importância para as ciências humana e sociais. “O patrimônio tem muito a ver com educação e comunicação. Vamos entender que patrimônio é conhecimento e para questionar o conhecimento nós temos que entender de educação e comunicação. Então, é um trabalho interdisciplinar”, explica.

O docente do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, Marcio Fernandes foi o responsável pela promoção da palestra e pela vinda do pesquisador argentino à Unicentro. Para ele, a conversa com Jorge Kulemeyer possibilitou aos estudantes uma ampliação de suas perspecticas sócio-culturais. “Ele tem uma vasta bagagem, é um antropólogo bastante conhecido no mundo todo e, dentro desse cenário, ele trabalha muito com bens culturais, patrimônio material, patrimônio imaterial. Nesse sentido, ele veio para um bate-papo com os nossos alunos, para mostrar como a comunicação pode se relacionar com esses temas que são muito importantes”, destaca.

Na avaliação da chefe do Departamento de História da Unicentro, professora Márcia Tembil, ouvir um professor de outra universidade e, sobretudo de outro país, possibilita que os estudantes do curso complementem sua formação. “O tema que o professor Jorge está trazendo, que diz respeito ao patrimônio, é uma tema recorrente nas discussões contemporâneas. Nós estamos constantemente falando de políticas de preservação do patrimônio, construção de patrimônios materiais e imateriais. Então, a contribuição é bastante significativa para a área de história. Ele traz novas ideias, novas concepções, novos conceitos que são extremamente válidos para toda a comunidade acadêmica da Unicentro”.

Uma das alunas de história que acompanhou a palestra foi a Kailane Iaciuk. Para ela, o conteúdo da vai enriquecer sua atuação como professora de história. “Sem esse conhecimento aqui, não poderíamos contribuir para a formação de novos cidadãos”, conclui.