Unicentro firma mais um convênio de internacionalização

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, realizou, nesse início de semana, uma visita técnica à Universidade Nacional de Concepção – uma instituição de ensino superior pública do Paraguai. Durante o encontro, ele esteva acompanhado dos docentes Luciene Leineker, que é diretora do Setor de Exatas e Tecnológicas do Câmpus Cedeteg; e Márcio Martins, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Ao longo da estadia no Paraguai, os integrantes da delegação da Unicentro visitaram várias instalações da UNCe participaram de uma série de reuniões com dirigentes da universidade, gestores e professores da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, em especial do Mestrado em Ensino de Matemática. Ao final do encontro, os resultados das tratativas agradaram a decana da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, Maria Araujo de Benítez. “Foi um encontro muito produtivo, um encontro que nos levará a acordos que ajudarão a visibilizar a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, e a obter melhores resultados, especificamente no que se refere à pesquisa”, avaliou.

Entre esses acordos previamente firmados estão a participação de estudantes da UNC no Eaic 2023, que é o Encontro Anual de Iniciação Científica da Unicentro; e o início de processos de mobilidade. “Com docentes, com discentes, de pesquisa também com eles, extensão. Acho que a gente tem aí uma parceria produtiva com a Universidade de Concepção”, explicou a professora Luciene.

Três professores da Unicentro estiveram na UNC tratando das parcerias para a internacionalização (Foto: arquivo pessoal)

Para além disso, segundo professor Márcio Martins, as tratativas também preveem estudos técnicos para viabilizar outras ações conjuntas. “Aqui eles contam com o Mestrado em Ensino de Matemática também. Então, nós estudamos alguma possibilidades e ficamos de de acertar, num futuro próximo, as parcerias no sentido que os nossos professores possam assumir disciplinas, assim como os professores deles; e ficou também um estudo a respeito da possibilidade de co-tutela, que é uma forma de orientação conjunta entre os professores”.

Os encaminhamentos foram exaltados pelos vices-reitores da universidade paraguaia e da Unicentro, respectivamente, professor Arnaldo Miguel Ferreira e Ademir Fanfa Ribas. “Estamos muito seguros de que estamos fazendo uma parceria muito importante muito importante tanto para a Unicentro quanto para a UNC”, disse o primeiro. “Foi um encontro muito produtivo. Tenho convicção que faremos bons trabalhos juntos. Quem tem a ganhar com isso é toda a nossa comunidade universitária – professores, agentes universitários, funcionários. Essas parceria são importantes para o crescimento e desenvolvimento cada vez maior da Unicentro”, finalizou o segundo.