Estudantes da Unicentro podem participar da Operação Rondon Paraná 2023

No mês de outubro, o governo do estado do Paraná, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai promover a primeira edição da ação extensionista Operação Rondon Paraná. A Unicentro é uma das participantes do projeto e vai enviar duas equipes de trabalho. Os grupos são formados por professores e estudantes. Um deles vai atuar em Morretes e o outro em Pontal do Paraná.

As atividades – segundo uma das coordenadoras da Operação Rondon Paraná na Unicentro, professora Cíntia Bim Quartiero, que estará a frente do Grupo B – seguirão um programa de trabalho específico para cada localidade. “Essas atividades, elas estão divididas em dois conjuntos: o conjunto A, onde os acadêmicos da Unicentro estarão em Morretes com ações de saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça; e o grupo B, que será realizado em Pontal do Paraná, com ações de trabalho, meio ambiente, comunicação, tecnologia, produção”, explica.

Cada uma das equipes contará com dois professores e com 10 estudantes. Os 20 alunos participantes da Operação Rondon Paraná serão definidos a partir de um amplo processo de seleção e os acadêmicos de qualquer um dos cursos ofertados pela Unicentro podem participar. Para se inscrever é preciso ter, no mínimo, 18 anos; estar regularmente matriculado; e ter disponibilidade para participar das atividades, que ocorrerão entre 10 e 22 de outubro desse ano.

Uma etapa fundamental do processo de inscrição, como assinala o coordenador do Grupo A, professor Adriano de Oliveira Torres Carrasco, é o envio de propostas de atividades que podem ser realizadas durante a Operação Rondon. “É importante que eles tenham, principalmente, força de vontade, pró0atividade e façam a proposição de projetos. O aluno pode propor desenvolver uma ação a ser aplicável”.

Os estudantes interessados em participar da Operação Rondon podem ser inscrever, gratuitamente, até o dia 30 de junho. O edital completo está disponíveis na página da Proec, no site da Unicentro.