Simpósio de Química explora a convergência da Ciência com o mercado de trabalho

Simpósio de Química explora a convergência da Ciência com o mercado de trabalho

O Departamento de Química da Unicentro promoveu, na última semana, o 11º Simpósio de Química (Simquia). Com o tema “Química: a convergência da Ciência com o Mercado de Trabalho”, o evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir os avanços científicos e as perspectivas da carreira na área. Segundo a professora Elisângela de Souza Lima, coordenadora do evento, a Química é uma ciência que tem um impacto significativo em diversos setores da economia, desde a indústria até a produção de alimentos e energia. Por isso, o tema escolhido para esta edição. “A gente sabe que a academia, infelizmente, tem uma distância muito grande com o mercado de trabalho e, essa distância da empresa ou indústria, não é boa para ninguém – nem para os químicos, os futuros químicos (os nossos acadêmicos), nem para a própria indústria. A ideia é fazer com que – através de eventos, de curso de extensão – a gente possa trazer a realidade da indústria e da empresa para dentro da universidade”, explica.

Com a participação de especialistas de diversas áreas e a presença de um público engajado, o Simquia se tornou um importante espaço para a troca de conhecimentos e experiências na área da Química. O evento contou com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos, demonstrando que a Química está presente em vários campos. “Quando a gente fala de Química, muitas vezes, as pessoas podem achar que é só laboratório. Mas, na verdade, não é nada disso. A gente conseguiu trazer diferentes personalidades e diferentes áreas onde o químico pode atuar – não só focando no laboratório, mas em vários ramos que ele pode atuar. O leque de possibilidades para um profissional da química é muito grande”, declara Elisângela.

Discussões sobre a atuação do químico no mercado de trabalho chamaram a atenção de estudantes de graduação e pós-graduação (Foto: Coorc)

Acadêmico do primeiro ano do curso, Gabriel Felipe Marcon participou de todo o simpósio e destaca o minicurso em química cosmética, por ser um assunto relacionado a sua área de atuação profissional. “Eu sou cabeleireiro. Então, para mim, é gratificante poder estar entrando na parte aprofundada do cosmético, saber como ele é feito, como é a parte do manuseio do produto. Eu quis seguir esse curso para poder ter um pouco mais o avanço da cosmetologia mesmo no meu segmento da área da beleza”, diz.

Os participantes o Simquia tiveram a oportunidade de conhecer as tendências do mercado de trabalho relacionadas à Química. “Eu achava que química só era matemática e química não é só matemática. A química está presente em tudo. A gente é composto por química. Para mim, foi um conhecimento bem bacana, porque me abriu tanto para a área da indústria, quanto para a área do negócio. Foi um conhecimento bem legal, bem bacana, nesses três dias”, avalia Gabriel.

Para o estudante, o Simpósio de Química representa uma chance de expandir horizontes e aprimorar suas habilidades por meio da interação com especialistas e da apresentação de trabalhos científicos. “É extremamente importante, porque o que a gente aprende dentro da sala de aula não é a mesma coisa que a gente aprende em palestras”, afirma Gabriel.

Deixe um comentário