Unicentro e Prefeitura de Guarapuava promovem 10ª Semana do Meio Ambiente

O Teatro Municipal Marina Karam Primal, em Guarapuava, recebeu, na última segunda-feira (05), a abertura oficial da 10ª Semana do Meio Ambiente – evento anual que busca conscientizar a população sobre questões ambientais e promover ações em prol da sustentabilidade. Com o tema “Resiliência Climática: desafios socioambientais para agenda 2030”, a cerimônia contou com apresentações culturais, palestra e a participação de autoridades da Prefeitura de Guarapuava e da Unicentro, organizadoras do evento.

A 10ª Semana do Meio Ambiente, uma parceria entre a prefeitura e a Unicentro, tem levado à comunidade de Guarapuava e região o debate, a reflexão e a ação que está envolvida nas questões sócio-ambientais. O tema desta Semana remete à emergência climática, problemática que tem recebido a atenção de todo o planeta devido à sua gravidade, abrangência e urgência. Esperamos que esta Semana inspire a todos a se engajarem nessa luta, que é de todos nós”, afirmou a docente da Unicentro e coordenadora do evento, Adriana Massaê Kataoka.

Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a Semana do Meio Ambiente é um momento importante para refletir sobre os impactos da ação do ser humano no planeta e discutir soluções para os desafios ambientais enfrentados atualmente. “Para a Unicentro, é um orgulho muito grande fazer parte desta parceria de muitos e muitos anos. O Conselho de Meio Ambiente muito orgulha Guarapuava, são poucas as cidades e os municípios que têm um conselho de Meio Ambiente tão atuante quanto o nosso aqui, muito nos orgulha fazer parte dessa história; muito nos orgulha a parceria da academia com o setor público, com a Secretaria de Meio Ambiente, com o conselho e com a prefeitura. Esperamos que todo o nosso planeta se conscientize de que nós estamos destruindo o nosso amanhã”, disse.

O professor francês Alfredo da Pena-Vega foi o palestrante da atividade de abertura intitulada “A ação dos jovens pelo clima: disseminar um outro mundo”. Pena-Vega compartilhou sua expertise sobre as estratégias necessárias para enfrentar os desafios socioambientais e de como é preciso envolver a juventude na temática. “Precisamos conversar, dialogar para nos entender. Nós estamos em um momento complicado, difícil para muitos, trágico para outros e irreversível para outras pessoas também. Porque o que nós estamos fazendo, todos nós, nós estamos pedindo aos jovens que também participem, como nós, dos desafios que tem nosso planeta. E os desafios que temos hoje no nosso planeta, vão ser os desafios futuros que essas gerações terão”.

Durante o evento, dois acordos foram assinados. O primeiro, firmado entre a Prefeitura de Guarapuava e a Unicentro, criou o Pacto Mundial de Jovens pelo Clima. E o segundo, assinado entre a Unicentro e outras universidades da região, fundou um consórcio para cooperações de longo prazo em torno da temática do meio ambiente. O professor Pena-Vega enfatizou a importância de ações assim como ferramenta prática para assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações. “Pela primeira vez, em uma região do Brasil, vão se reunir oito ou nove universidades para tratar o mesmo tema e para trabalhar juntos. É uma colaboração que tem múltiplos níveis, uma colaboração com a prefeitura, uma colaboração com as universidades locais e o projeto que eu represento é um projeto onde o diálogo entre o mundo acadêmico e a sociedade em geral é fundamental”, afirmou.

Durante toda a semana, estão programadas diversas atividades que visam envolver a população local e despertar a conscientização ambiental. Entre as ações planejadas estão palestras, oficinas, plantio de mudas e debates sobre políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.