Mostra coletiva Arte ao Quadrado pode ser conferida até dia 30 no Câmpus Santa Cruz

Como forma de promover a arte e incentivar os artistas de Guarapuava a exporem suas obras, a Unicentro, através da Diretoria de Cultura, promove, anualmente, desde 2016, a mostra coletiva Arte ao Quadrado. Nesse ano, a exposição tem como temática “Arte em movimentos: perspectivas contemporâneas” e conta com 135 trabalhos em diversas técnicas, desenvolvidos por 54 artistas guarapuavanos.

Um desses artistas é o estudante universitário Luis Emanuel Fontana Calixto. Ele encaminhou para a mostra coletiva a obra “Através da realidade” – uma série de três desenhos, que representam situações reais vivenciadas por ele. “Ter esse espaço é muito importante para a cultura local”, defende Luis.

Todas as obras expostas tem como padrão o tamanho: 12 centímetros de largura por 12 centímetros de altura ou 12 centímetros de diâmetro. Trabalhos com profundidade precisam ter 12 centímetros também nesse quesito. Já as obras audiovisuais têm 12 segundos de duração. Entre as técnicas \utilizadas pelos artistas, esse ano, estão desenhos, pinturas, fotografias, esculturas interativas entre outras.

O trabalho “Farol” encaminhado para a exposição pela artista Bruna Cybulski, por exemplo, é uma videoarte. A obra, segundo a autora, apresenta questionamentos sobre a vida e a existência. “O artista precisa expor a obra dele, faz parte do seu trabalho mesmo. Quando a gente tem um acesso tão fácil ao ambiente acadêmico e ao ambiente de exposição acaba facilitando muito esse processo”, exata Bruna.

Estar aberta para a comunidade é um dos compromissos cotidianos da Unicentro. Aspecto ressaltado pela professora Níncia Teixeira, diretora de Cultura da universidade, na abertura da mostra coletiva, realizada na noite da última segunda-feira (05). “É uma forma dos artistas de Guarapuava e região exporem os seus trabalhos, porque a universidade tem um alcance maior. Toda exposição artístico cultural é muito importante para aumentar o conhecimento. A universidade não é só o conhecimento técnico, a universidade deve privilegiar o aumento de repertório sócio-cultural. E é isso que a gente faz aqui na Diretoria de Cultura”.

A exposição Arte ao Quadrado segue aberta até o dia 30 de junho, no Hall de Exposições da Proec, no Câmpus Santa Cruz, e tem entrada gratuita. Quem visitou, como Bernadete Andrade e Ângela Maria Almeida, recomenda. “Gostei bastante de todas as temáticas. Tanto a fotografia, quanto os desenhos, quanto os vídeos. Tudo muito singelo”, diz Bernadete.  “Eu estou maravilhada com essa exposição. É um espaço para os artistas manifestarem o seu talento. Estou encantada mesmo”, finaliza Angela Maria.