Unicentro participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

A Unicentro está participando da 7ª Semana Nacional de Arquivos, realizada em diversas instituições de ensino e arquivísticas do país entre os dias 02 e 09 de junho. Com o tema “Arquivos: territórios de vidas”, a edição deste ano celebra os 75 anos do Conselho Internacional de Arquivos e os 50 anos da Associação Latino-Americana de Arquivos. No Paraná, universidades federais e estaduais promoveram uma programação conjunta – com atividades presenciais e virtuais – por meio da Rede Paranaense de Arquivos e de Centros de Documentação. Além da Unicentro, fazem parte da Rede as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Norte (UENP), do Oeste (Unioeste) e do Paraná (Unespar), e também a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A diretora do Centro de Documentação e Memória do Câmpus Irati da Unicentro, professora Méri Frotscher Kramer, conta que a programação alusiva à Semana Nacional é a primeira ação proposta pela rede paranaense, que foi criada recentemente e está em processo de institucionalização. “Existe já uma rede articulada voltada para os museus do Paraná e, por conta das nossas especificidades, principalmente dos acervos das instituições universitárias, a gente começou a dialogar. Nós temos muitas que são específicas em relação à preservação da documentação, à garantia de guarda desse material, ao espaço físico”, explica a professora.

A professora Méri foi uma das participantes da mesa “Centros de Documentação do Paraná: perspectivas contemporâneas”

A programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos inclui mesas-redondas e palestras virtuais, além de exposições culturais e visitas guiadas pelos acervos. Os dois Centros de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc) – o de Irati e o de Guarapuava, que fica no Câmpus Santa Cruz – foram apresentados em lives durante a semana pelas suas diretoras, respectivamente, as professoras Méri e Terezinha Saldanha. “Também para compartilhar experiências e desafios, porque estamos conhecendo os demais. Poder ver o que temos em comum, quais demandas e quais possibilidades temos de um ajudar o outro, um aprender com o outro”, comenta a primeira.

Em Irati, a programação também conta com o “Cedoc/I de portas abertas”, que é uma visita guiada pelo acervo para estudantes do ensino médio do município. A visitação acontecerá nesta quarta-feira (07) para turmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Já a programação virtual pode ser conferida na íntegra no canal do Youtube do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL.