Inscrições para Residência Técnica em Inovação, Modernização Digital e E-Gov são prorrogadas

Profissionais recém-formados em diferentes cursos e áreas do conhecimento podem se inscrever até 14 de junho em mais uma Residência Técnica (Restec) do Governo do Estado. O programa de Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Integre) está ofertando 506 vagas para Curitiba e 24 cidades do Interior do Paraná. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet.

O início das atividades dessa turma da Restec Inegre está previsto para agosto de 2023 e o programa tem dois anos de duração. Cada profissional receberá bolsa mensal de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220. As atividades práticas da Restec Integre serão desenvolvidas em 30 instituições do executivo estadual, de segunda a sexta-feira, com 30 horas semanais. Já os conteúdos acadêmicos e pedagógicos serão aplicados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na modalidade de ensino a distância (EaD), com carga horária total de 360 horas.

Podem se inscrever profissionais formados nos seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Pública, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Turismo e Zootecnia. A Restec Integre também contempla profissionais recém-graduados em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

A seleção dos residentes será em etapa única, por meio de uma prova online. O teste terá uma hora de duração e será aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro. Os concorrentes receberão via e-mail as orientações e informações para o acesso à plataforma digital, que será liberada um dia antes da prova.

Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) e Projeto Genomas Paraná.

Coordenadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as residências técnicas são reconhecidas como política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. Os programas são desenvolvidos em conjunto com as universidades estaduais, órgãos e autarquias da Administração Direta. Semelhantes às residências da área da Saúde, os programas de Restec contemplam atividades práticas associadas a um curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. O objetivo é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de todos os campos do conhecimento para atuação no setor.

Para o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, os programas de residência contribuem para a formação profissional e agregam conhecimentos para quem tem interesse na carreira pública. “A Residência Técnica é uma modalidade diferenciada de formação profissional promovida pelo Estado do Paraná, que favorece o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a universidade e os serviços disponibilizados aos cidadãos em nível estadual”, afirma.