Projeto da Unicentro e da Ineti desenvolve placas para pontos turísticos de Irati

Oito atrativos turísticos de Irati contam agora com novas placas de sinalização. Cada uma delas contém um QR Code que direciona o visitante, ao apontar a câmera do celular, a informações diversas sobre a construção e história do local. O projeto é uma iniciativa do curso de Turismo da Unicentro e da Incubadora de Negócios Irati, a Ineti.

De acordo com o professor do curso de Turismo da Unicentro e diretor da Ineti, Diogo Fernandes, a ideia é proporcionar – para o turista ou residente – uma experiência diferenciada de visitação. “Uma coisa é você entrar em um atrativo ou em um prédio sem conhecer a história. Você olha, pode até achar bonito, mas às vezes nem percebe a importância dele enquanto história propriamente dita. Então, a sinalização via QR Code possibilita para o visitante uma experiência de aprendizado, de imersão”, explica.

O prédio principal do Câmpus Irati da Unicentro, o Parque Aquático, a Colina Nossa Senhora das Graças, a Estação Ferroviária, a Casa da Cultura, a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Igreja São Miguel e a Igreja Imaculado Coração de Maria foram os locais escolhidos para a implantação das placas. “São pontos de interesse de visitação e que contam a história da cidade. A gente fala muito [nas aulas] que os prédios da cidade podem contar a história do próprio município, de como se desenvolveu, como foi criado”, complementa Diogo.

Professor Diogo mostra como as placas funcionam (Foto: Coorc)

A entrega das placas para representantes dos pontos turísticos ocorreu na última semana, no Câmpus Irati, e também reuniu patrocinadores e membros da comunidade universitária. Na ocasião, o professor Diogo contou que a ideia surgiu em 2021 a partir de um trabalho desenvolvido pela aluna Fernanda Maria Wrobel. Na disciplina de Elaboração de Produto Turístico, ela fez o protótipo de um sistema de educação patrimonial para a Igreja Nossa Senhora da Luz. Já neste ano, os acadêmicos do 3º ano de Turismo deram continuidade ao projeto e, com o suporte da Ineti, ampliaram para outras atrações do município.

Cada QR Code direciona o visitante a uma página com informações sobre o local, que podem ser lidas ou ouvidas durante o passeio. Há também fotos históricas e sugestões de outros pontos turísticos próximos. A secretária de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira, comenta a importância do projeto ao restomar a história de cada construção municipal. “Turistas e a própria população de Irati terão acesso às informações e, principalmente, à história do município. Muitas vezes, a própria população conhece a história de uma forma vaga. Então, vai ser de uma riqueza extrema esse acesso virtual facilitado”.

Para João Salim Chami, que é vice-presidente da comissão da Colina Nossa Senhora das Graças, as novas placas irão fortalecer o potencial turístico do município. Ele conta que a Santa – como é conhecido o monumento pelos moradores – é bastante visitada por estrangeiros, principalmente argentinos e paraguaios, além de viajantes com destino a outras localidades. “Nós temos visto que muitos turistas, quando passam pela BR, chegam na Santa. Acredito que, com essa placa, [eles] vão ter uma ideia muito maior que não é só a Colina da Santa. Nós temos vários pontos turísticos aqui que merecem ser visitados”, enfatiza.

Agora, após a implementação das placas, a intenção do projeto é avaliar a recepção do público e mapear outros atrativos que também possam receber a sinalização futuramente.