Departamento de Letras promove lançamento do livro sobre “Holodomor 1932-1933”

O Paraná é conhecido nacionalmente por concentrar a maior comunidade de descendentes de ucranianos do Brasil. Imigrantes, filhos e netos que, para manter viva a história e as tradições do país natal, promovem, rotineiramente, comemorações e eventos. O mais recente deles foi uma palestra realizada na noite desta segunda-feira (29), no Auditório Francisco Contini, para marcar o lançamento, no Brasil, do livro “Holodomor 1932-1933 – Genocídio do Povo Ucraniano”, de autoria do professor Volodymyr Serhyichuk, da Universidade Taras Shevchenko, de Kyiv, na Ucrânia.O livro narra a história do período de fome que acometeu a Ucrânia entre os anos de 1932 e 1933. A tragédia humanitária é descrita na obra como um ato de genocídio cometido pelo regime de Josef Stalin contra o povo ucraniano.

O lançamento do livro foi promovido pelo Departamento de Letras da Unicentro e contou com apresentações do grupo de balé Silvana Sanches e da pianista Marina Chykhanova, refugiada ucraniana que está em Guarapuava desde o início do conflito armado no país. As atividades culturais foram seguidas pela palestra do advogado, professor universitário e presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk. Em sua fala, ele discorreu sobre o significado jurídico da palavra genocídio, suas características e desdobramentos legais. “O homem é o processo dos seus atos. Conhecer toda a história da humanidade, os atos da humanidade, ter reflexões sobre eles, ajuda a melhorar a existência da humanidade”, destacou o professor.

Lançamento contou com palestra do presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk (Foto: Coorc)

Para completar as discussões da noite, o professor Yurii Kovbasko, doutor em Filologia e pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro, reforçou a caracterização do genocídio pela ONU e os acontecimentos que levaram ao crime na Ucrânia de Stalin. O pesquisador apresentou detalhes da atual guerra da Rússia contra a Ucrânia até o momento e os motivos pelos quais ela também pode ser considerada uma tentativa de genocídio contra o povo ucraniano.

Ao final, a biblioteca do Câmpus Santa Cruz foi presenteada pelo pesquisador Vitório Sorotiuk com dois exemplares do livro “Holodomor 1932-1933 – Genocídio do Povo Ucraniano”.