Reitor da Unicentro participa do  69º Fórum Nacional da Abruem

Reitor da Unicentro participa do 69º Fórum Nacional da Abruem

Desde quarta-feira, os reitores e pró-reitores de 45 instituições de ensino superior brasileiras estão reunidos em Goiás, na cidade de Rio Verde, onde está sendo realizado o 69º Fórum Nacional da Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Municipais e Estaduais (Abuem). O tema do encontro – “Os objetivos do desenvolvimento sustentável nas instituições associadas” – foi abordado pelas câmaras técnicas e em palestras que discutiram, por exemplo, “O compromisso social das universidades públicas” e “O papel das universidades públicas na formação de cidadãos globais: uma visão a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e dos direitos humanos”.

O objetivo principal deste fórum é verificar e discutir sobre a atuação das universidades em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Como nós estamos agindo em relação aos ODSs da ONU, em relação à agenda 2030, como estão a nossa graduação, nossa pesquisa, nossa extensão, nossa pós-graduação”, discorre o professor Fabio Hernandes, reitor da Unicentro.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 17 no total – foram elencados pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015 e a meta é que sejam alcançados ao longo de 15 anos. O Fórum da Abruem procurou demonstrar que as universidades têm papel fundamental para a efetivação da Agenda 2030, na medida em que seus projetos pedagógicos podem ser decisivos na formação de profissionais conscientes e engajados. Além disso, as instituições de ensino superior, através de seus projetos de pesquisa e de extensão podem promover e disseminar conhecimentos geradores de crescimento sustentável – atuando, por exemplo, na erradicação da pobreza, na promoção da igualdade de gênero, na busca por fontes de energia limpa e na construção de cidades sustentáveis.

Os professores Fábio, Lucélia e Karina no evento da Abruem (Foto: arquivo pessoal)

A Câmara Técnica de Extensão, segundo a professora Lucélia de Souza, pró-reitora da área da Unicentro, nos últimos meses, realizou um levantamento das ações extensionistas desenvolvidas pelas universidades afiliadas que têm relação com os 17 ODSs. O panorama foi apresentado no Fórum e, a partir daí, conta, foi encaminhada a “criação de um repositório de programas e projetos de extensão da Abruem”.

Já a Câmara Técnica de Graduação se debruçou sobre os currículos dos cursos de licenciatura e de bacharelado ofertados pelas 45 universidades afiliadas, também buscando compreender como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aparecem nas grades curriculares. Alguns dos 17, conta a professora Karina Beckmann, pró-reitora de Ensino da Unicentro, como o voltado para a educação de qualidade e o que visa a redução das desigualdades, recebem maior destaque.

Muito ainda se tem a discutir e avançarmos. Nas discussões da Câmara se percebem os caminhos que temos que percorrer enquanto formadores de cidadãos que se preocupam com o futuro a partir de um desenvolvimento sustentável para o planeta. É importante que, dentro da instituição, tenhamos currículos que pensem em todos os objetivos do desenvolvimento sustentável e que sejam trabalhados no sentido de tentarmos alcançá-los e também cumprir as metas estabelecidas na agenda 2030”, finaliza Karina.