Guarapuava se torna referência em vacinação no Brasil com projeto que tem parceria da Unicentro

Depois da grande procura por imunizantes em 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, no ano seguinte a demanda diminuiu e fez acender um alerta entre os gestores de saúde de todo o país. Em Guarapuava não foi diferente. Aqui, os índices de cobertura aquém dos esperados levou a Secretaria Municipal de Saúde a desenvolver e a implementar estratégias que facilitassem o acesso às vacinas. Nesse processo, o município contou com a parceria da Unicentro, através do Departamento de Enfermagem.

O trabalho desenvolvido foi realizado a partir de três frentes: a ampliação do horário de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde; criação de horário alternativo de aplicação das vacinas aos sábados no Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde); e a implantação de uma Sala de Vacinação, com atendimento exclusivamente para trabalhadores e estudantes no período da noite, na Unidade Escola de Enfermagem, no câmpus Cedeteg da Unicentro. “É a ampliação do acesso à vacinação. O que que é o acesso? É estar abrindo salas de vacinas em horários alternativos para que a população não tenha desculpa, por exemplo, de falar que não vai fazer porque não abre vacinação aos sábados”, explica a enfermeira Marlene Boreck , que é coordenadora do projeto.

No caso da Sala de Vacinas da Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, o atendimento em período noturno facilita para quem trabalha em horário comercial – mesmo período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. Para esse atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde fornece as vacinas e a entra com a Unicentro a mão de obra. “Nossa Sala de Vacinação foi o primeiro serviço oferecido no município com horário diferenciado, rotineiramente”, detalha a professora Alexandra Madureira, responsável pela Unidade Escola de Enfermagem. “A nossa grande preocupação, que foi o que gerou esse trabalho, é a questão de melhor acesso, principalmente aos trabalhadores e trabalhadoras às vacinas. Com o passar do tempo, a Vigilância em Saúde do município ampliou o atendimento nas salas de vacina, com os horários estendidos de algumas Unidades Básicas e, também, o atendimento no Cisgap aos sábados”, completa.

O resultado efetivo da estratégia, que resultou na administração de 1600 doses de vacina desde maio de 2022, foi reconhecido regional e nacionalmente. Primeiro, o projeto “Horários alternativos para a vacinação – Ação necessária e viável para ampliação das coberturas vacinais no município de Guarapuava/PR” foi apresentado, representando a 5ª Regional de Saúde, na I Mostra Regional de Experiências Exitosas. Ali, foi selecionado para ser exposto na Oficina Nacional do ImunizaSUS, realizado em Goiânia. Nos dois eventos, a experiência de Guarapuava foi reconhecida como uma das mais bem-sucedidas no âmbito da vacinação, servindo de modelo para outros municípios. “Isso possibilita a valorização do nosso trabalho, em parceria com a universidade e com toda a rede de atenção à saúde”, destaca Marlene. “Essas parcerias, elas só têm a somar tanto para nós, como gestão, para o usuário e para a universidade como um todo. E eu acho que esse é o caminho, quanto mais a gente conseguir ter esses vínculos fortalecidos,mais a gente consegue desenvolver um trabalho bem bacana”.