Guarapuava se torna referência em vacinação no Brasil com projeto que tem parceria da Unicentro

Guarapuava se torna referência em vacinação no Brasil com projeto que tem parceria da Unicentro

Depois da grande procura por imunizantes em 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, no ano seguinte a demanda diminuiu e fez acender um alerta entre os gestores de saúde de todo o país. Em Guarapuava não foi diferente. Aqui, os índices de cobertura aquém dos esperados levou a Secretaria Municipal de Saúde a desenvolver e a implementar estratégias que facilitassem o acesso às vacinas. Nesse processo, o município contou com a parceria da Unicentro, através do Departamento de Enfermagem.

O trabalho desenvolvido foi realizado a partir de três frentes: a ampliação do horário de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde; criação de horário alternativo de aplicação das vacinas aos sábados no Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde); e a implantação de uma Sala de Vacinação, com atendimento exclusivamente para trabalhadores e estudantes no período da noite, na Unidade Escola de Enfermagem, no câmpus Cedeteg da Unicentro. “É a ampliação do acesso à vacinação. O que que é o acesso? É estar abrindo salas de vacinas em horários alternativos para que a população não tenha desculpa, por exemplo, de falar que não vai fazer porque não abre vacinação aos sábados”, explica a enfermeira Marlene Boreck , que é coordenadora do projeto.

No caso da Sala de Vacinas da Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, o atendimento em período noturno facilita para quem trabalha em horário comercial – mesmo período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. Para esse atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde fornece as vacinas e a entra com a Unicentro a mão de obra. “Nossa Sala de Vacinação foi o primeiro serviço oferecido no município com horário diferenciado, rotineiramente”, detalha a professora Alexandra Madureira, responsável pela Unidade Escola de Enfermagem. “A nossa grande preocupação, que foi o que gerou esse trabalho, é a questão de melhor acesso, principalmente aos trabalhadores e trabalhadoras às vacinas. Com o passar do tempo, a Vigilância em Saúde do município ampliou o atendimento nas salas de vacina, com os horários estendidos de algumas Unidades Básicas e, também, o atendimento no Cisgap aos sábados”, completa.

O resultado efetivo da estratégia, que resultou na administração de 1600 doses de vacina desde maio de 2022, foi reconhecido regional e nacionalmente. Primeiro, o projeto “Horários alternativos para a vacinação – Ação necessária e viável para ampliação das coberturas vacinais no município de Guarapuava/PR” foi apresentado, representando a 5ª Regional de Saúde, na I Mostra Regional de Experiências Exitosas. Ali, foi selecionado para ser exposto na Oficina Nacional do ImunizaSUS, realizado em Goiânia. Nos dois eventos, a experiência de Guarapuava foi reconhecida como uma das mais bem-sucedidas no âmbito da vacinação, servindo de modelo para outros municípios. “Isso possibilita a valorização do nosso trabalho, em parceria com a universidade e com toda a rede de atenção à saúde”, destaca Marlene. “Essas parcerias, elas só têm a somar tanto para nós, como gestão, para o usuário e para a universidade como um todo. E eu acho que esse é o caminho, quanto mais a gente conseguir ter esses vínculos fortalecidos,mais a gente consegue desenvolver um trabalho bem bacana”.

Deixe um comentário