Reitores debatem com secretário Aldo Bona tramitação dos planos das carreiras universitárias

Reitores, vice-reitores e pró-reitores de Recursos Humanos das sete universidades estaduais do Paraná – UEL, UEM, Uenp, UEPG, Unespar, Unicentro e Unioeste – estiveram reunidos, na tarde de ontem (23), em Curitiba, com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona. A Universidade Estadual do Centro-Oeste esteve representada pelos professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, respectivamente reitor e vice-reitor da instituição.

Na reunião, promovida pela Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), a comitiva foi informada sobre o avanço do Plano de Carreira dos Agentes Universitários, que está em fase final de tramitação técnica junto às secretarias de Estado. Quanto ao Plano de Carreira Docente, protocolado junto ao Governo em 11 de abril de 2023, a tramitação e as negociações estão suspensas, segundo Bona, devido à deflagração de greve pela categoria.

Diante do exposto, a Apiesp solicitou à Seti a mediação de uma agenda junto ao Governo do Estado. O objetivo é que para os reitores das universidades estaduais apresentem uma proposta de retomada das negociações, dada a urgência e relevância do Plano para a valorização e desenvolvimento da carreira docente.