Celebração do Dia Mundial de Doação do Leite Humano é voltada para a conscientização sobre a importância do ato

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, é uma data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da oferta de leite materno para bebês prematuros e de baixo peso. Na Unicentro, a data foi marcada por um evento realizado no câmpus Cedeteg e organizado pelo projeto de extensão Numame (Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno). A atividade contou com palestras sobre a atuação dos profissionais de saúde, debate e análise do dados fornecidos pelo Banco de Leite Humano de Guarapuava.

O objetivo dessa data, especificamente, é estar incentivando e falando, discutindo, criando debates acerca da importância da doação de leite materno, que visa, principalmente, estar enfocando as crianças, os bebês prematuros, aqueles que estão nas UTIs neonatais e que precisam muito do leite humano”, declarou a coordenadora do Numame, professora Isabella Schroeder Abreu.

O Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno atua, desde 2020, com iniciativas de incentivo às mães lactantes a se tornarem doadoras, além de destacar a relevância desse gesto solidário para a saúde e o desenvolvimento infantil. Nós também temos o serviço de consultoria gratuita em amamentação para toda a população. A gente faz esse serviço de consultoria, além de fazer ações e divulgação da importância do aleitamento materno, da importância de doação do leite humano, porque a gente tem uma parceria também com o banco de leite humano do Hospital São Vicente”.

Egressa do curso de Nutrição, Ana Clara Vieira, trabalhou durante toda a graduação com a temática, em iniciações científicas e projetos de extensão. No encontro, ela analisou os dados de doação de leite humano em Guarapuava. “Nós analisamos o relatório de 2022 da rede global de bancos de leite humano, especialmente do Hospital São Vicente. Então, nós percebemos que houve um decréscimo principalmente no número de doações, de doadoras e receptoras. Por isso, tão importante, neste 19 de maio, mas também 12 meses por ano, ficar incentivando para que cada vez mais nós possamos aumentar essa quantidade e contemplar cada vez mais receptores recém-nascidos que precisam”, disse.
O Brasil é o país com o maior número de bancos de leite humano do mundo. Mesmo assim, muito ainda pode e precisa ser melhorado. Um dos principais desafios, segundo Ana Clara, é desmistificar o tema e os tabus em torno da doação de leite materno, mostrando como a prática pode salvar vidas e proporcionar um futuro saudável para os bebês. “O banco de leite humano representa um trabalho de formiguinha, não só dos profissionais que trabalham no banco de leite, mas profissionais de saúde como um todo e também de toda a sociedade. Você pode não ser a mãe que esteja amamentando agora para doar o leite, mas você pode divulgar esse trabalho, que tem profissionais qualificados para atender a mãe com dúvidas em relação a amamentação, proteção ao aleitamento materno e, claro, a principal função também, doar esse leite aos recém nascidos que estão internados na UTI neonatal”, argumentou a nutricionista.

Com todos os nutrientes necessários, o leite materno é essencial para o desenvolvimento dos bebês, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. “A amamentação só tem pontos positivos, tanto para a mãe que amamenta, quanto para o bebê que recebe o leite humano e aqueles bebês que recebem o leite humano através da doação. Esses bebês, que estão na UTI neonatal, são aqueles que mais precisam do leite humano, são os maiores beneficiados”, disse a coordenadora do evento, professora Isabella Schroeder. Ela também convidou a todos a conhecerem mais sobre o projeto e suas ações. “Nós temos a nossa rede social, que é o @numame.unicentro, e temos um telefone de contato que é o 3629-8187, que também é WhatsApp. Então, qualquer pessoa pode entrar em contato através desse telefone e fazer o agendamento de atendimento. Aquelas que não conseguem se deslocar até o Numame, que fica na Unidade Escola de Enfermagem, aqui da universidade, no Câmpus Cedeteg, a gente pode agendar o atendimento no domicílio também”.