Alunos de Administração do câmpus de Pitanga fazem visita técnica a Itaipu Binacional

Os alunos do curso de Administração do campus avançado de Pitanga da Unicentro participaram uma visita técnica a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, localizada no município de Foz do Iguaçu. A viagem, como explica a professora Juliane Angnes, teve como objetivo principal possibilitar que os estudantes visualizassem a prática do que aprendem em sala de aula. “Proporcionar aos alunos um conhecimento mais prático sobre as teorias que são trabalhadas no processo pedagógico teórico do curso. Então, todos os conteúdos da visita foram direcionados para questões de sustentabilidade, renovação de matriz energética, gestão e questões educacionais ambientais”, complementa a docente.

A visita técnica, segundo a professora Lia Maura Caldas, contribuiu para a formação dos 29 alunos desde antes de sua concretização. Isso porque a organização foi dos próprios estudantes. “São vários aspectos que são trazidos a partir de uma visita técnica. As questões de contribuição mais específicas aos aspectos que eles estão vivenciando são que eles conseguem visualizar as várias estruturas que existem dentro de uma instituição, como a Itaipu Binacional, e a complexidade daquela estrutura toda”, avalia.

A perspectiva das docentes é compartilhada pelos estudantes que integraram a comitiva. “Eu achei que a visita a Itaipu nos trouxe muito conhecimento. Foi uma visita completa, que me deixou muito impressionada com a estrutura daquele lugar. Nós, como futuros administradores, a visita trouxe muito conhecimento para que a gente pudesse mudar a nossa visão”, avalia a Juliana dos Santos. Já para o Alan Hey de Camargo, “só o fato de você estar dentro da maior usina geradora de energia elétrica do mundo já é uma questão bem interessante. Ali, você tem uma amplitude bem grande de visão, de perspectiva, você consegue ter uma noção melhor daquela estrutura gigantesca”.