Setor de Sociais Aplicadas de Guarapuava promove aulas inaugurais

Os estudantes de todas as turmas dos cursos vinculados ao Setor de Sociais Aplicadas (Sesa) do Câmpus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava, começaram a participar das aulas inaugurais do ano letivo de 2023, promovidas pela direção do setor com o objetivo de dar as boas-vindas aos alunos. “Esse evento tem um propósito primeiro de promover uma integração entre os cursos ofertados que fazem parte do Sesa. Então, a palavra que resume o nosso propósito é a integração. Isso vai pautar as várias ações em termos desse setor de conhecimento”, contou o professor Marcos de Castro, diretor do Sesa/G.

A primeira aula inaugural, realizada na manhã dessa segunda-feira (22), reuniu os acadêmicos matriculados nos cursos ofertados no período da manhã – Administração, Ciência Contábeis e Direito. Já a aula inaugural para os estudantes dos cursos noturnos – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo e Serviço Social – será realizada no dia 07 de junho. Ambas seguem o mesmo tema: “Proporcionando à sociedade novos futuros”. “Nós convidamos algumas pessoas muito relevantes na nossa região, que são atores importantes no processo desenvolvimento regional, de tudo que se tem discutido atualmente nesse processo”, complementa o professor Marcos.

Estudantes apoiaram a iniciativa (Foto: Coorc)

O convidado da palestra da noite é o presidente do Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fábio Peterlini. Já a palestra da manhã foi proferida por Géri Dutra, que é C.E.O do Cilla Tech Park; por Paulo Alvim, que também atua no Cilla Tech Park, mas como conselheiro convidado; e pelo vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas. Os três abordaram o sistemas de inovação local e ressaltaram que este só existe na medida em que se tenha talentos em ação. “A gente tinha aqui vários talentos, várias pessoas que têm uma perspectiva de futuro muito positiva. Com o trabalho da universidade, nós conseguiremos proporcionar melhores futuros”, avalia Géri. Na mesma linha, segundo Paulo, “é fundamental que quem está na universidade conheça o que está fora dos muros e que tem tudo a ver com o ambiente de educação, ciência, tecnologia e inovação. Porque agora que você faz parte desse ambiente universitário, você é um ator que pode contribuir de diversas formas, porque você foi incorporado numa sociedade do conhecimento com olhar local”, defende.

Palestra no período noturno ocorrerá na sexta-feira (Foto: Coorc)

Os estudantes, ao final da palestra, elogiaram a iniciativa. “É muito legal e interessante a faculdade proporcionar isso para a gente, palestras como essa”, defende Leonardo Milton de Oliveira, que está iniciando o terceiro ano de Ciências Contábeis. Para o Alex Yudi Matsushita Onaka, aluno do terceiro ano de Administração, o que chamou a atenção foi o estímulo à originalidade. “Achei bem interessante porque eu gosto bastante dessa parte de empreendedorismo e eu achei muito interessante”. Já o calouro de Direito Joel Duarte Junior se encantou com a possibilidade de, ainda na universidade, poder contribuir para a transformação social. “Me peguei pensando em planejamento de projetos, em como criar projetos sociais que a gente possa levar para essa área tecnológica e, aí, combinando os dois saberes, tentar criar alguma coisa em prol da população”.