Unicentro leva ações da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino para Turvo

O trabalho desenvolvido pela Unicentro, por meio da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, vai passar a beneficiar as mulheres de Turvo, município que fica a 42 quilômetros de Guarapuava. Isso porque, a Cátedra será uma das atividades ofertadas pela proposta Advance, que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico de Turvo e, para isso, conta com diversas parcerias.

No lançamento da projeto, realizado nesta quarta-feira (17), o prefeito Jeronimo Gadens do Rosário, destacou a importância da Unicentro para o desenvolvimento local. “Nós já temos aqui um público feminino muito empreendedor e acredito que essas ferramentas virão ao encontro desse público – as nossas MEIs, de tantas mulheres que desenvolvem atividades e que poderão ficar mais profissionalizadas e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para o nosso povo aqui de Turvo”, disse.

A Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino tem como objetivo atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e que buscam alternativas profissionais a partir do empreendedorismo. Para isso, trabalha com a oferta de cursos e capacitações voltadas a esse público – ações que, por meio da parceria firmada, serão realizadas também no município de Turvo. “As ações vão ser, pontualmente, em relação à oferta de cursos específicos que estão ligados à área de empreendedorismo e, também, à área de empoderamento, no sentido da reflexão do papel da mulher na sociedade”, esclarece o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Maurício João Atamanczuk.

A partir da assinatura do termo de parceria, a previsão é de que as ações iniciem já a partir do mês de junho, com o desenvolvimento de atividades tanto no município de Turvo quanto na Unicentro, em Guarapuava. As participantes, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Tony Luiz Gomes, serão selecionadas a partir de uma triagem. “Nós vamos fazer uma seleção dentro do município por meio da Secretaria de Assistência da Família, incluindo aquelas que precisam melhorar a renda ou buscar um novo empreendimento. Vamos aplicar os materiais e os treinamentos necessários para qualificar e mão de obra e incentivar o empreendedorismo feminino local”.

Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, levar as atividades da Cátedra para o município de Turvo reforça o comprometimento da universidade com o desenvolvimento da sua região de abrangência. “A extensão tem essa característica de levar ações da universidade para a comunidade e trazer a comunidade para dentro da universidade. Tenho certeza que, com esse projeto, poderemos transformar a vida de algumas mulheres que têm o perfil empreendedor, que precisam de um salário, de uma remuneração e, quem sabe, poderemos ter grandes empresas aqui, partindo desse projeto, dessa semente que está sendo plantada”.