Programa de Moradia Estudantil da Unicentro recebe inscrições até dia 21 de maio

O Programa de Moradia Estudantil da Unicentro está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas nas casas universitárias de Guarapuava e de Irati. Cada uma das cidades, nesse momento, tem uma vaga feminina e uma masculina disponíveis. Os editais de seleção estão disponíveis na página da Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro (Coorae), responsável pelo programa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Protocolo Digital da universidade até 21 de maio.

O programa, como explica a Coordenadora de Apoio ao Estudante da Unicentro, professora Maria Regiane Trincaus, visa atender alunos em situação de vulnerabilidade econômica, além de contribuir para redução da evasão ocasionada por fatores relacionados à desigualdade e à exclusão social. “A moradia estudantil é um mecanismo que tanto a Unicentro quanto as outras universidades estaduais públicas, de uma forma geral, acabam adotando como uma ação para auxiliar com que alunos de baixa renda tenham acesso ao ensino superior e consigam permanecer na universidade”, enfatiza.

A assistente social da Coorae, Etiene Corso, detalha que os interessados precisam atender a uma série de requisitos para concorrer às vagas, como estar regularmente matriculado em um curso presencial de graduação da Unicentro na cidade na qual a vaga é ofertada e ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo. Outro ponto é que o aluno ou sua família não residam no município do câmpus. “Isso a gente tem como condicionalidade para que a gente possa ofertar essas vagas para quem está em outra cidade e não consegue ter um valor mensal para o aluguel”, destaca Etiene.

É necessário ainda estar cursando a primeira graduação e residir em municípios que não ofereçam transporte público de alunos para os câmpus de Guarapuava e Irati, ou em zonas rurais ou distritos sem acesso ao transporte público. Menores de 18 anos só poderão se inscrever caso sejam emancipados em cartório.

O processo de seleção contempla a análise da documentação, do perfil socioeconômico e do local onde mora o candidato, tendo também uma fase de entrevista com os inscritos. Os estudantes contemplados deverão contribuir, mensalmente, com uma taxa condominial de 6% do salário mínimo nacional, o que atualmente resultaria em uma contribuição de R$ 79,20. Esse recurso é destinado para cobrir os serviços de manutenção e pagamento parcial de água e luz.

De Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Bruno Aurélio Silveira vai deixar, neste mês, a casa universitária em Guarapuava, onde mora desde 2022. Formando em Letras, ele conta que conseguir a vaga foi fundamental para que concluísse a gradução. “A residência universitária veio em um momento bastante peculiar da minha vida, de crise financeira, emocional, por pertencer a uma conjuntura social bastante difícil. É uma experiência boa justamente porque aqui a gente tem bastante trocas e discussões dentro daquilo que nos toca diariamente nos nossos estudos, as questões sociais, filosóficas, enfim tudo aquilo que me agrada, me afeta, me transforma e me constrói. Então, esse convívio acaba também sendo bastante motivador”, reforça.

Todas as informações sobre o processo estão detalhadas na página www3.unicentro.br/apoioaoestudante. No caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Coorae pelo WhatsApp (42) 3621-1387.