Diretor científico da Universidade de Rotemburgo visita câmpus Irati da Unicentro

Stefan Pelz, que é diretor científico da Universidade de Rotemburgo, na Alemanha, esteve no Câmpus Irati da Unicentro, onde participou de reuniões e visitas técnicas. O intuito da vinda ao Brasil foi planejar as próximas ações do convênio de cooperação internacional entre as duas universidades. As atividades em parceria têm sido viabilizadas com recursos do Probral, que é um programa da Capes e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. O projeto propõe o desenvolvimento de pesquisas sobre produção de energia sustentável, preservação e manejo da floresta com araucária.

Com base nos estudos em andamento, segundo o professor Stefan Pelz, essa vegetação corre o risco de extinção num futuro próximo. Um dos motivos é o aumento de espécies invasoras, como a uva japonesa. “Se não aplicarmos o manejo correto, essas espécies vão dominar a floresta. Significa que precisamos fazer algo para conservar a araucária e manter essa floresta produtiva”, afirma.

De o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro, professor Eduardo da Silva Lopes, a Universidade de Rotemburgo é referência na área florestal e a parceria entre instituições possibilita emprego de abordagens diversas e de novas tecnologias nas pesquisas científicas. “A troca de experiências entre países, entre instituições, sempre agrega. Lá, eles têm um conceito de floresta diferente do nosso. O manejo sustentável que eles aplicam na região é diferente. Então, vai trazer novos conceitos. Eles trabalham muito na questão de energia de biomassa também. A expertise deles vai contribuir conosco nessas áreas”, avalia o docente.

Durante a visita, o professor Stefan Pelz conheceu indústrias florestais da região e algumas propriedades rurais cadastradas no projeto de extensão “Imbituvão”, coordenado pelo docente Afonso Figueiredo Filho. A ação extensionista, que atua na recuperação da floresta de araucária e na geração de renda para os pequenos produtores rurais, foi a primeira ação realizada em parceria pelas instituições de ensino. O projeto também serviu como base para a proposta aprovada pelo Probral. “São quase 14 anos que temos ligação com Rotemburgo. Essa aproximação foi ficando cada vez mais forte e esse projeto já foi renovado várias vezes. Estamos agora na quinta fase”, comenta o professor Afonso.

Pesquisador alemão participou de reuniões e visitas técnicas (Foto: Coorc)

Os pesquisadores também planejaram os próximos intercâmbios de estudo. A previsão é que dois estudantes de pós-graduação da Alemanha venham para a Unicentro em junho deste ano. Já no mês de setembro, dois estudantes de doutorado e um recém-doutor daqui poderão realizar a mobilidade em Rotemburgo. “Também teremos, no segundo semestre, a ida de dois professores nossos para a Alemanha. Então, também precisamos discutir as atividades que eles desenvolverão nos dias que estarão por lá”, explica o professor Eduardo.

De acordo com o professor Stefan, a visita foi importante para consolidar a parceria e encaminhar os próximos passos das pesquisas em conjunto. “Os colegas fizeram uma boa programação, vamos usar esse tempo para encontrar não somente os professores, como também os estudantes, ver o que precisamos melhorar. Estão todos muito comprometidos com o projeto”, finaliza.