Recepção aos calouros marca início do ano letivo na Unicentro

“Para nós, da Unicentro, é uma grande satisfação receber novos alunos”. Foi com essa frase que o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor Ademir Fanfa Ribas, definiu o início de um novo ano letivo na instituição. “Um momento de emoção”, continuou, porque significa a entrada num novo universo – o do ensino superior e, ao mesmo tempo, de “coração apertado, angústia… O que vai acontecer? Tudo novo”.

Justamente para ajudar os calouros dos seus 42 cursos é que a Unicentro, tradicionalmente, realiza, a cada início de ano letivo, uma cerimônia de recepção aos novos alunos. Em 2023, essa festa de boas-vindas teve início pela unidade avançada de Prudentópolis, com a recepção realizada nessa segunda-feira (15). “A Unicentro já tem essa tradição. Nesse dia, nesse momento da recepção dos calouros, é quando a administração superior se apresenta”, explicou o professor Fábio Hernandes, reitor da instituição.

Em Prudentópolis, uma das calouras que participou da recepção foi a Keli Daiani dos Santos, que está iniciando o curso de Ciências Contábeis. “Eu estou muito contente! É uma conquista muito grande ter passado e ainda mais na Unicentro – uma universidade que eu sempre sonhei em ingressar. É um sonho realizado estar na universidade”, comemorou.

Durante a recepção, a Keli e os outros alunos das turmas de primeiros anos conhecem não apenas o reitor e o vice-reitor, como também são apresentados ao diretor da unidade ou câmpus em que estudam, diretores e vice-diretores de setores do conhecimento, e chefes e vicc-chefes de departamentos pedagógicos. Além de terem esse contato inicial com as pessoas, os estudantes também têm a oportunidade de se interarem de como funciona a estrutura da universidade e as possibilidades que o ensino superior oferece, para além do ensino e das salas de aula. São exemplos os projetos de iniciação científica, tecnológica e de extensão. “Elas sabem que existe a bolsa, eles sabem que existem projetos e, com certeza, eles vão tirar dúvidas com seus professores e vão, aí, em questão de semanas, estar por dentro de todas as ações que a universidade desenvolve”, avaliou o professor Fábio.

Entre as oportunidades apresentadas, a mobilidade internacional foi a que mais chamou a atenção do Everton Kafta, que começa a cursar Pedagogia. “Eu sempre quis fazer um intercâmbio no Canadá e espero conseguir uma vaga para fazer isso. O intercâmbio dos sonhos!”, disse. Já a Emanuele Denicievicz, que ingressou em Ciência Contábeis, se interessou pelas ações extensionistas. “Os projetos sociais, que são muito importantes”. Ela também exaltou a iniciativa da reitoria, de apresentar a universidade para os calouros. “Super interessante, porque esclareceu várias coisas que a gente tem dúvidas, que a gente nunca ouviu falar, que estávamos despreparados e isso abriu novos horizontes”.

O próximo câmpus a receber a recepção dos calouros é o Cedeteg nessa quarta-feira (17). Já na próxima semana, as recepções serão em Chopinzinho, no dia 22; em Irati, no dia 23; em Pitanga, no dia 24; e no Santa Cruz, no dia 25. As recepções serão finalizadas em Coronel Vivida, no dia 30.