Pista do Câmpus Irati da Unicentro volta a sediar competições de mountain bike

O Câmpus Irati da Unicentro vai sediar, no dia 21 de maio, a partir das 7 horas, a edição 2023 da Taça Irati MTB XCO, competição de mountain bike na modalidade cross country olímpico. Com o apoio da universidade, da prefeitura de Irati e de patrocinadores locais, o evento é organizado pela Equipe Piru Bikes de Ciclismo e marca o retorno das competições à pista do câmpus. O circuito existe desde 1996 e já foi palco de diversas provas, inclusive de etapas do campeonato paranaense. Reativado agora graças à mobilização dos organizadores e dos apoiadores da Taça Irati, o trajeto foi ampliado e passou por diversas melhorias.

Em função dessa mobilização para a realização da prova, a gente conseguiu que a prefeitura disponibilizasse um trator com roçadeira para fazer a limpeza mais bruta da pista. Pela universidade, o pessoal da manutenção ajudou bastante, contribuiu com algumas toras que estavam sobrando e que a gente conseguiu fazer alguns obstáculos com elas, colocaram uma manilha em uma partezinha que tinha um córrego. O pessoal da equipe que está envolvido na organização também foi fazendo algumas trilhas, várias adequações, sinalização com seta e faixas e principalmente a limpeza”, relata a professora Glaucia Kronbauer, do Departamento de Educação Física e integrante da coordenação da competição.

Segundo o organizador da prova, Marcio Razera, mais conhecido como Piru, o cross country é uma modalidade de circuito fechado, que além de técnica, exige muita força dos ciclistas. “A pista da Unicentro, além de ter os 4.300 metros, tem 120 metros de elevação por volta. Então, é um circuito pesado e técnico. O atleta vai encontrar todos os estilos de terreno – vamos ter asfalto, raízes, single track, que nós fizemos os carreiros no meio dos pinus, estradas de vegetação, de pedra, erosão, subidas íngremes, descidas técnicas. E o legal do cross country é que você está pedalando o tempo inteiro em meio a natureza”, destaca.

Ao todo, são 18 categorias, que vão desde a kids – a partir de 2 anos e que terá um local específico para pedalar – até a veteranos – acima de 60 anos. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 17, pelo site https://agendaoffroad.com.br//taa-irati-mtb-xco. A inscrição custa R$ 90 reais e é cobrada também uma taxa administrativa. A exceção é a categoria kids, que tem valor mais baixo – R$ 30 mais a taxa. Para o público que quiser acompanhar a prova, não será cobrado ingresso. Todos os competidores vão receber medalha de participação e quem subir ao pódio também será premiado com brindes variados. A expectativa é que cerca de 150 atletas de cidades do Paraná e de Santa Catarina compareçam.

A ideia, como reforça Razera, é realizar novas provas no local e voltar a integrar o calendário de competições estaduais, além de valorizar a tradição do mountain bike iratiense. “Desde 1993, sempre tivemos atletas campeões estaduais em várias categorias: juvenil, júnior, sub-23, elite, veterano… Então, a história é longa. Até hoje é o esporte que mais trouxe medalhas em fases finais nos Jogos da Juventude para a cidade, também várias medalhas de Brasileiro. Irati sempre foi um celeiro do mountain bike local, estadual e nacional”, relembra.

Glaucia ressalta ainda que a pista está aberta para quem quiser treinar para a competição, assistir a prova no domingo ou mesmo para quem só gostaria de conhecer o espaço. Tem gente que está vindo aqui que nem vai fazer a prova, mas quer conhecer a pista, porque ouviu falar. Outros vêm para conhecer, daí tentam rodar e pensam que ‘poxa não é tão difícil assim’ e se estimulam a participar da prova. Vem criançada com os pais e as mães que vem treinar. Principalmente nos finais de semana, as famílias vêm conhecer, andam na pista, caminham um pouco no mato, vão lá nos pinus. Então, isso tem movimentado muito [o câmpus] e com certeza tem trazido pessoas que talvez não faziam ideia do que a universidade tinha para oferecer”.