Unicentro dá início ao ano letivo de 2023

A manhã dessa segunda-feira, 15, marcou a entrada na educação superior da Angela Heloísa de Matias. Ela é aluna da primeira turma do curso de Direito e saiu de São Miguel do Iguaçu para estudar na Unicentro. “Eu estava nas universidades estaduais, para fazer vestibular, e eu encontrei a Unicentro através dessas pesquisas. Eu vi que ela se classificava muito bem no MEC e eu vi que ia ser o primeiro ano do curso. Então, como eu já ia fazer outras faculdades, eu decidi fazer a da Unicentro também”, conta.

Angela é uma dos 5.011 estudantes – entre calouros e veteranos – que dão início, hoje, às atividades de ensino, pesquisa e extensão do ano letivo de 2023 na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Eles estão matriculados em um dos 42 cursos ofertados – entre bacharelados e licenciaturas – em três câmpus universitários (o Cedeteg e o Santa Cruz, em Guarapuava; e o de Irati) e nas em quatro unidades avançadas (Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis).

Ano letivo que começa com novidades, segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. Além do curso de Direito, a universidade também passa a ofertar a licenciatura em Pedagogia, na unidade avançada de Coronel Vivida. “É a primeira oferta, estamos com boas expectativas”. Já os estudantes de Medicina, iniciam o internato “em alguns hospitais de Guarapuava e em algumas Unidades Básicas de Saúde, inclusive fora do nosso município”.

Em meio a novidades, as expectativas positivas também são destacadas pelo professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da instituição. “Iniciamos esse ano letivo com várias expectativas positivas com a recepção de novos estudantes que vêm a nossa Unicentro em busca de uma profissão, em busca de novos projetos de ensino, de pesquisa, de extensão, de prestação de serviço. Estão entrando em uma universidade de muita qualidade, uma universidade pública, gratuita; uma universidade que não mede esforços para fazer sempre melhor”.

E nessa busca por oferecer sempre um ensino de mais qualidade aos seus estudantes, o reitor Fábio afirma que a universidade deve aumentar o número de bolsas ofertadas a seus alunos. Com isso, espera colaborar para que os estudantes tenham condições de permanecer na universidade até a conclusão da graduação. “Nós estamos sim muito felizes com esse início do ano letivo de 2023 e vamos trabalhar para que seja o ano que a gente tenha o menor número, a menor evasão dos últimos tempos”, explica.

Estudante do último ano do curso de História, João Ricardo Moreira Silveira também está contente com o retorno ao ambiente universitário, por tudo o que ele oferece. “Um curso superior traz para a gente não só conteúdo profissional, mas pessoal. Enriquece muito e não tem como desvincular. Então, além da gente ter um contato com pessoas e lugares diferentes, acredito que seja muito enriquecedor pessoalmente e profissionalmente é uma consequência. Então, eu acredito que seja muito bom para o crescimento pessoal”.