Unicentro estrutura oferta do curso de Tecnologia em Big Data no Agronegócio

O comprometimento da Unicentro com as demandas profissionais e sociais da região é constante. Prova disso é a oferta, a partir do ano letivo de 2024, da graduação em Tecnologia em Big Data no Agronegócio. A solicitação para a implantação do curso foi apresentada à universidade pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti, a partir de estudos que mostraram a necessidade de mais profissionais qualificados na área de inteligência artificial voltada ao setor produtivo da agroindústria. A demanda foi levada ao Departamento de Ciência da Computação e o Núcleo Docente Estruturante do curso, segundo sua presidente, professora Carolina Paula de Almeida, estruturou a proposta.

“Uma das primeiras (etapas) foi, junto com a Proen (Pró-Reitoria de Ensino) e com a Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento), fazer um estudo de viabilidade, buscar se há a demanda de alunos interessados para fazerem parte desse curso. Então, essa resposta foi positiva. Foram visitadas escolas, colégios técnicos, grandes empresas da cidade e todos eles foram muito receptivos, demonstrando que esse curso vem, de fato, contribuir para a formação e para preencher uma demanda que a região, por ser uma região do agronegócio”, explica Carolina.

Para dar continuidade ao processo, a comissão que está trabalhando na implantação do curso, se reuniu, na última semana, com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Nós viemos alinhar alguns detalhes administrativos, alguns detalhes em termos de estrutura do curso, o que nós precisamos, de fato, para trabalhar os conteúdos da melhor forma possível. Equipamentos, material didático, ou seja, o que a gente precisa para fazer esse curso acontecer”, complementa a docente.

A partir da reunião, ficou estabelecido um cronograma de trabalho que contempla, entre outras ações, o levantamento e a compra de equipamentos, e uma visita técnica à Faculdade de Tecnologia de Pompeia, tendo em vista que o curso da Unicentro deve ter como referência o modelo já implantado na Fatec. “A nossa visita, além de conhecer a realidade deles, como eles funcionam, vai ser importante para a gente poder criar a própria identidade do curso dentro da Unicentro, atendendo as demandas regionais, atendendo o que o Paraná espera de um curso bom em Big Data do Agronegócio”, defende o professor Richard Aderbal Gonçalves, que também faz parte da comissão de implantação do curso.

De acordo com Carolina, “essa concepção do curso, da forma que ele foi construído e foi preparado, só aconteceu por meio da abertura que nós tivemos da Fatec Pompeia, por meio da Fundação Shunji Nishimura, que tem essa parceria com a Jacto e que liberou toda a documentação e todas as informações que nos inspiraram e nos ajudaram na criação desse projeto pedagógico, desse curso em si”.

O curso de Big Data no Agronegócio da Unicentro terá duração de três anos e será ofertado no câmpus Cedeteg, em Guarapuava, no período noturno. Serão, a princípio, duas ofertas de 40 vagas por turma. Para o reitor Fábio Hernandes, a graduação é uma oportunidade de colocar os profissionais capacitados no mercado de trabalho, além de projetar a universidade no cenário regional. “Será um curso que vai se destacar, um curso que vai ter muita procura por esse profissional e, com certeza, é mais uma grande conquista para a nossa universidade e para a nossa região”.