Mestrado em História da Unicentro está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro (PPGH) abriu processo de seleção para o ingresso de alunos regulares no curso de Mestrado. As inscrições vão até o dia 21 de maio e são feitas pela página de eventos da universidade. Podem concorrer graduados de várias áreas que desejam se especializar no campo da História.

O programa trabalha com duas linhas de pesquisa: “Espaços Simbólicos, Saberes e Corporeidades” e “Espaços de Práticas e Relações de Poder”. Ambas estão inseridas na área de concentração de “História e Regiões”, como explica a coordenadora do PPGH, professora Nadia Maria Guariza. “A primeira vista, seria apenas um programa de História Regional. Contudo, a proposta é estimular pesquisas a partir de uma noção historiográfica mais ampla. Sendo assim, as regiões são concebidas como invenções humanas que possuem historicidade, com objetos em permanente construção e desconstrução, não se limitando a uma história regional”, enfatiza a docente.

Ao se inscreverem, os candidatos devem anexar o Currículo Lattes atualizado e o projeto de pesquisa que pretendem desenvolver. Também nesse momento, é possível indicar até três nomes de orientadores pretendidos, por ordem de preferência, conforme a relação constante na página do programa. É cobrada uma taxa de inscrição de R$ 50 para a seleção.

Para a turma 2023, são 20 vagas, sendo que até seis delas serão ocupadas pelo sistema de cotas: duas para pessoas negras; duas para pessoas indígenas; uma para pessoa trans; e outra para pessoa portadora de deficiência. “É a primeira seleção que estamos implementando o sistema de cotas e  estamos muito felizes, porque é uma forma de ampliar o acesso das pessoas à educação superior e ao programa de pós-graduação. Isso também vai refletir na diversidade dos trabalhos de pesquisa das pessoas ingressantes no programa”, destaca a professora Nadia.

A seleção é feita em três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, prova escrita e entrevista. Em todas elas, o candidato precisa obter nota igual ou superior a 7,0 para ser classificado. O início das aulas do mestrado está previsto para 31 de julho. As disciplinas serão ministradas em formato híbrido, ou seja, on-line e presencial.

Todos os detalhes sobre o processo seletivo como modelo de projeto de pesquisa, documentação exigida para concorrer às cotas e cronograma das provas estão disponíveis no edital publicado no site do Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro.