Unicentro recebe comitiva da Universidad Nacional de Concepción, do Paraguai

A Unicentro recebeu, nesta semana, representantes da Universidad Nacional de Concepción, a UNC, do Paraguai. A visita formalizou a aproximação entre as instituições e foi intermediada pela Crie, que é a Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade da Unicentro. Segundo o professor Márcio Fernandes, diretor da Crie, o encontro é resultado da participação das universidades na Rede Zicosur, que integra instituições de ensino superior da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai. “Os bons exemplos de anos anteriores nas áreas de Comunicação, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Agronomia e outras tantas serviram de inspiração. A partir daí, vamos estruturar essa cooperação nos três grandes públicos – alunos, de graduação e pós-graduação; docentes; e agentes universitários”, contextualiza.

A comitiva paraguaia, em reunião com a reitoria da Unicentro, apresentou a estrutura da UNC, que foi criada há 16 anos e conta com 20 cursos de graduação, seis mestrados e um doutorado. Durante a visita, a delegação também conheceu as unidades da Unicentro. Para o vice-reitor da UNC, Arnaldo Ferreira, a troca de informações entre as instituições foi promissora. “A nossa universidade é uma universidade muito jovem – igual a Unicentro. Por isso, acreditamos que podemos fazer parcerias muito interessantes para ambas as universidades. As áreas mais promissoras seriam Administração, Ciências Sociais e Saúde”, adianta o docente.

O professor Roberto Barrios, decano da Faculdade de Medicina da UNC, que integrou da comitiva paraguaia, ressaltou que esse primeiro contato entre as universidades deve abrir portas para a efetivação da cooperação entre as instituições. “Estamos procurando parcerias para fortalecer os laços de intercâmbio, mobilidade e informações de maneira a poder crescer juntos”.

Durante o encontro com a reitoria, foi assinada uma carta de intenções – o primeiro passo para a elaboração de possíveis convênios nas áreas pedagógicas e administrativas. Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a partir da conversa, foi possível reconhecer as áreas comuns a serem exploradas conjuntamente pelas universidades. “Acreditamos que conseguiremos parcerias nas áreas de Sociais Aplicadas, nas áreas de Saúde, mais especificamente, de Medicina, e também nas Agrárias. Com certeza, teremos muitas ações e muitas parcerias sendo desenvolvidas em conjunto”, finalizou o reitor da Unicentro.