Unicentro repassa informações sobre a implantação do curso de Medicina para a Uenp

Uma comitiva formada por gestores da Uenp, a Universidade do Norte do Paraná, esteve na Unicentro para uma visita técnica. O objetivo foi coletar informações sobre o processo de implantação do curso de Medicina, já que a oferta desta graduação pela Uenp foi autorizada pelo governo do estado em 2018, mas ainda não foi estruturada. Agora, como há a pretensão de retomar os trâmites para a efetivação do curso, a Unicentro servirá como referência. Isso porque, explica o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Maurício Atamanckzuk, o curso da Unicentro foi autorizado na mesma época e está em funcionamento desde 2019.

“Essa proximidade da realidade da instituição, da realidade temporal é que motivou o contato da Uenp para buscar essa aproximação e compartilhar essas experiências na construção do seu projeto pedagógico e da sua estruturação em termos de questões administrativas, de laboratório, de infraestrutura para implantação do curso – compreensão de custos desse processo”, avalia Maurício.

Participaram da reunião técnica, os pró-reitores de Recursos Humanos, Administração e Finanças, e de Planejamento e Avaliação Institucional, e o vice-reitor, Ricardo Campos. “Agora, precisamos reavaliar custos financeiros, custos de pessoal, de RH, de estrutura e aproveitar o conhecimento que a Unicentro tem pelo caminhar de curso já em funcionamento. Isso nos dará uma grande ajuda para que nós tenhamos, já a partir dessa experiência, um patamar melhor de discussão e de planejamento para que esse curso nosso tenha uma maior condição de ser aprovado”, detalha o gestor.

Apesar dos desafios já identificados, o professor Ricardo ressalta que as expectativas para a efetivação da oferta são grandes, tendo em vista que a implantação de um curso de Medicina vai contribuir para o desenvolvimento da região de abrangência da Uenp. “A inserção dos cursos de saúde no atendimento, na extensionalização da universidade é muito grande. Então, isso pra nós é muito importante e vai ser muito importante para nós lá na nossa região”.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou que a Unicentro está à disposição para colaborar com as demandas da Uenp ao longo do processo de planejamento e estruturação do curso de Medicina e que a troca de experiências entre as universidades contribui positivamente para o fortalecimento do ensino superior do Paraná. “A Uenp sempre foi uma universidade parceira da Unicentro. Acredito que essa discussão dos cursos de Medicina vai fazer com que a gente se aproxime ainda mais”, finaliza Fábio.