Câmpus Irati sedia 2º Encontro de Egressos do Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

Há dez anos, uma parceria entre pesquisadores da Unicentro e da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) resultou na criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, o PPGESA. Desde então, a associação entre universidades paranaenses já formou 98 mestres e contribuiu para estudos científicos sobre recursos hídricos, controle de qualidade ambiental, tratamento de efluentes, entre outras temáticas envolvendo o meio ambiente. Parte dessas pesquisas e a trajetória dos pesquisadores oriundos do Programa foram apresentadas durante o 2º Encontro de Egressos do PPGESA, que ocorreu no Câmpus Irati da Unicentro.

O principal objetivo do encontro é promover uma maior interação entre os nossos pós-graduados, que já estão no mercado de trabalho, os nossos mestrandos e também com os nossos graduandos, que são possíveis futuros discentes do Programa”, explicou a coordenadora do PPGESA da Unicentro, professora Tatiane Bonametti Veiga.

A segunda edição do encontro reuniu acadêmicos, docentes e egressos das duas instituições de ensino. Entre palestras, apresentações e conversas, o evento proporcionou que o público presente vislumbrasse as diferentes oportunidades que a pós-graduação oferece. Na palestra de abertura, o professor André Battistelli destacou que o título de mestre é um grande diferencial no mercado profissional. “Mesmo quem não queira seguir carreira docente, esse título vai auxiliar. Além do diploma, nesse período de pós-graduação, você vai adquirir habilidades, aptidões, conhecimentos que podem ser replicados na prática (profissional)”.

Guilherme Gavlak, um dos egressos que apresentou sua pesquisa, foi aluno da Unicentro em toda a sua formação acadêmica. Da graduação ao doutorado, se dedicou ao estudo de efluentes industriais e qualidade da água. Hoje, próximo à obtenção do título de doutor, ele foi aprovado no último processo seletivo para docentes do curso de Engenharia Ambiental da Unicentro. “Acabei de passar no teste seletivo. Então, a partir do próximo semestre, me torno professor aqui. Uma pessoa que foi aluno de graduação, mestrado e agora de doutorado. Vou poder repassar o conhecimento adquirido aqui, retornar esse conhecimento para a universidade”, relata.

Carla Dariva também fez sua graduação e mestrado na Unicentro. A egressa aproveitou o evento para rever os colegas e compartilhou suas experiências na pós-graduação. Na pesquisa, ela analisou a qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio das Antas, em Irati. “O encontro está sendo muito gratificante, reencontrei antigos colegas da graduação, do mestrado… A troca de experiência, você chegar e ver a evolução do teu colega é muito interessante. Alguns estão trabalhando na área, outros já estão lecionando, fazendo doutorado”, comenta.

Já Carlos Raphael Pedroso, egresso da primeira turma, ressaltou a importância desse momento para incentivar os graduandos a continuarem estudando. “Isso é muito importante porque, às vezes, você sai da graduação sem saber para onde ir, mas, se tiver um direcionamento, isso ajuda a seguir um caminho. É interessante ver a experiência do outro, ver que fazer um mestrado não é a coisa mais difícil do mundo, ver que isso pode contribuir em outros ramos, não só na área da docência”.

Para além da formação profissional e acadêmica dos egressos, o PPGESA tem buscado nesses dez anos atender as demandas ambientais da região, como destaca a diretora do Setor de Agrárias e Ambientais do Câmpus Irati, professora Kely Viviane de Souza. “A implementação do Mestrado foi muito importante para a universidade e para a comunidade como um todo, porque o Programa procura atender as demandas da sociedade, gera conhecimento de alto nível e fortalece a posição da universidade como responsável pelo desenvolvimento socioambiental de toda região”, finaliza.